Pular para o conteúdo principal

Manifesto pela vida real


Lendo um texto sobre as relações que terminam por mensagem de texto no celular, pensei sobre uma outra situação que me incomoda: os namoros ou começos de relação que desenrolam pelo mundo virtual. Eu me chateio bastante com isso, já fiquei muito irritada com a escassez de ligações e o exagero em chamadas para bate-papo. Qual é, tão frio e tão distante isso, sem calor, sem emoção. Acho que é o esconderijo dos covardes, eu admito que me escondo também, mas nem tanto quanto muitos. Afinal, ouvir a voz, sentir o cheiro, ouvir a respiração, sentir a energia correndo pelo ar é muito mais prazeroso que esse distanciamento virtual. O virtual é frio e opaco, muito fácil esconder sentimentos e deixar a espontaneidade de lado. Ser quem se é ao vivo e a cores não tem preço, não tem substituto. A vida transcorre aqui e agora, quanto tempo se perde digitando no teclado em vez de correr para os braços de quem se ama. Salvo as circunstâncias onde há uma grande distância geográfica, não há o que justifique o distanciamento virtual, a ausência. Não há o que justifique as lacunas que teclas rápidas despejando palavras deixam em nossa vida e em nosso coração.

Por isso, escrevo aqui esse manifesto, para que nós façamos uma reflexão do quanto perdemos em passar tanto tempo em frente à tela do computador, as pessoas que deixamos de curtir, de tocar, os amores que se perdem entre uma tela e outra, entre uma rede social e outra, entre um bate-papo e outro. Quantas vezes deixamos os livros e as revistas legais de lado para cansar as vistas em frente ao monitor, quantas vezes não ligamos apenas para dizer oi, pensei em você, quero lhe ver. Realmente, é um ganho em termos de aproximar as pessoas, mas uma lamentável perda para o social, o toque, o mundo físico e geográfico. 

Prefiro encontrar as pessoas que realmente gosto em uma festa, um encontro informal em mesas de bar ou nas praças, em lindas tardes de sol. Olhar nos olhos ainda é a melhor maneira de sentir uma pessoa, descobrir mais verdades sobre quem amamos. O valor do abraço é reconhecidamente curativo e calmante, o toque é a grande conquista do amor, o beijo é um encontro quase poético. Há mágica na vida, só quem endureceu para não perceber isso, há mágica em tardes de sol e em dias de chuva, há mágica em uma linda canção e uma dança improvisada na sala, há mágica entre olhares trocados ao acordar, há mágica nas salas de cinema e nos baldes de pipoca, há mágica em conversas descompromissadas e em declarações de amor in loco; há vida, mágica e poética no mundo. Nada como uma paquerinha na mesa de um bar, com aquele carinha que a gente curte, que nos curte, nada como conversar olhando no olho e sentindo a vibração da pessoa. Mais realidade, mais engasgadas de emoção, mais beijo na boca, mais mãos dadas, mais abraços, mais vida. E real, não virtual.

Comentários

  1. Vamos ver quanto tempo dura este otimismo todo! Mas é tão bom curtir uma paquerinha em uma mesa de bar...Parabéns, texto muito bem escrito!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada.

Postagens mais visitadas deste blog

Eu em mim

Eu estive aqui ontem. Hoje, sou outra a surgir. Eu estive aqui há um mês. Hoje, não quis voltar a dormir. Eu estive lá há um ano. Voltei agora e eu não sou o mesmo lugar. Eu me apaixonei há quatorze meses. Hoje, sou outra e não amo. Eu amei profundamente há três anos. Hoje, lembro com um afeto intenso, mas é outro o coração que pulsa. Eu me namoro hoje. Há oito meses queria morrer. Não sou a mesma em mim, mas somos as mesmas em processo de mudança. A Claudia melancólica, a Claudia fechada, a Claudia vibrante, a Claudia sombria, a Claudia falante. A Claudia quieta. A Claudia poeta. A Claudia que é a água de um rio, o sopro do vento, a chama da vela e a floreira da orquídea. A Claudia que me habita e a quem amo muito. A desesperança e o desânimo são intangíveis e impermanentes.  Meu amor por mim é árvore, que cresce um pouco todos os dias. Sou eu em mim, na mudança do hoje e do amanhã.

Manual da TPM para homens

Caro Homem Moderno, você precisa de umas dicas para sobreviver à nossa TPM. Sabemos que, para você, é uma verdadeira odisseia passar seus dias e noites com uma mulher que oscila de humor e atitude ao menos uma vez por mês. A primeira delas é: tenha juízo e caia fora. Mantenha distância absoluta, ainda mais se você não for o tipo de cara que sabe lidar com diferenças. Já entendi que você ignorou meu primeiro conselho, então, não reclame. Deixou de lado o bom senso e permaneceu por perto de uma mulher em TPM. Apesar do meu aviso, resolveu ficar ali, cuidando e acariciando sua linda amostra do Apocalipse. Para que você consiga passar indefinidamente por esse período com o mínimo de danos, recomendarei algumas atitudes muito salutares (ao menos para você). Entenda o princípio  de tudo. Sofremos todos os meses um bombardeio hormonal a fim de ovularmos e, posteriormente, menstruar. Não é fácil a tempestade emocional de uma mulher, afora os eventuais desconfortos físicos, como cól

Meio ogra, inteira sua

Poderia me descrever de várias maneiras, exaltar minhas qualidades e fazer você acreditar que sou a Branca de Neve esperando pelo seu príncipe, o que não é verdade. Para começar, digo a você que sou meio ogra, grossa e desastrada, que ando avoadamente nas ruas e, algumas vezes, quase fui atropelada. Posso comentar, inclusive, sobre minhas TPMs ferozes e que não saberá se chorarei ou terei raiva de alguma situação. Mulher-Iceberg, tenho um coração que se derrete mas que também congela. Impulsiva quando o sangue ferve, quando resfria vem a calma e o arrependimento. Não pergunte o que sinto, perceba quem sou. Observe minhas janelas verdes e saberá cada nuance das minhas emoções e onde escondo os sentimentos, siga meus passos e descobrirá a caverna escura onde me escondo. Posso afirmar que gosto de gente, mas adoro ficar sozinha. Gosto de cuidar dos outros, mas preciso e muito que cuide de mim. Não uso biquíni, não viu à praia, não gosto de areia e não me bronzeio, embora, mo