Pular para o conteúdo principal

Carta ao homem moderno




Pois então, caro homem moderno, precisamos lhe esclarecer algumas atitudes nossas. E digo nossas porque assumi o posto de porta-voz da mulherada que faz parte da minha família do coração e acho que falo pelas mulheres da minha família de sangue também (exceto minha mãe). A sociedade nos cobrou muito sermos super-tudo e que ainda ganhássemos muito dinheiro e ficássemos jovens para sempre, que não menstruássemos (como se o símbolo máximo da nossa feminilidade fosse um nojo), que fossemos boas de cama, mesa e banho, enfim, tantos absurdos que levaria um dia lhe enumerando. Acho que você nunca pensou nisso, ao menos sob esse ponto de vista. E não avaliou como nossa vida tem sido uma sucessão de cobranças desde sempre, acho até que piorou com o feminismo e a ascensão da mulher ao mercado de trabalho. Não que eu seja contra as mudanças, como deve saber, na vida o que prepondera é a impermanência, mas acho que faltou equilíbrio e planejamento para essa revolução toda. 

E ficamos nós, mulheres e homens meio perdidos. Às mulheres ensinaram que homens não prestam, que relações são supérfluas, que precisamos ser fortes, mas que também devemos ser meigas, que precisamos ser magras e que os homens gostam das boazudas, que precisamos ser inteligentes, mas tanta inteligência assusta e não podemos demonstrar nosso conhecimento, que devemos ser prendadas, mas não podemos perder tempo cuidando da casa, veja só, quanta contradição nos enfiam na cabeça. E você, homem, por sua vez, está virado num animalzinho largado. Não sabe como fazer e vai sobrevivendo, aliás, nós também. Nos desejamos, homem e mulher, nos amamos mas é tanta cobrança, tanto palpite, tanta idéia pré-concebida, tanto zumzumzum que ficamos assim, distantes um do outro. Você, caro homem, antes deveria ser um provedor financeiro e não bater nem na mulher e nem nos filhos, só isso. O que você oferecesse a mais, seria lucro. 

De uma hora pra outra, veio todo esse discurso da modernidade e mudou tudo. Você homem, tem que ser um provedor afetivo também, precisa ser parceiro, ajudar nos afazeres domésticos, cuidar dos filhos e ser cheiroso e bom para sua esposa, mas sua mãe feminista não lhe ensinou assim. Ela dizia para as amigas prenderem as cabritas que seu bode estava solto, que você não precisava ajudar em casa e que tinha mais era que curtir a vida. A mesma mulher que lhe educou desse jeito reclamava do seu pai que não fazia nada em casa. Entendeu nosso dilema?

Pois é e sua mãe será a nossa sogra, veja só. A mesma que vai nos olhar torto e nos engolir, que vai nos achar esquisitas e meio liberadas. Se sua mãe é falecida, desculpe. Mas alguma mulher nesse mundo lhe enfiou merda na cabeça, fala sério. Para você estar assim, tão enlouquecido com nossas vozes ecoando em sua cabeça e não saber como agir, eu afirmo novamente, alguma mulher lhe enfiou merda na cabeça. A mesma mulher que se queixa da incompreensão masculina. Então, essa vida moderna virou uma barafunda de desencontros e ainda há homens que dizem admirar a mulher moderna, mas acham que somos um bibelô a ser protegido de tão frágil, como se não pudéssemos nos virar sozinhas. Somos frágeis sim, assim como você, mas não precisamos de um guarda-costas. Agora, se pedimos um abraço, é porque estamos carentes ou tristes ou o que seja, seu peito é nosso refúgio e seu coração um alento. 

Não queremos super-heróis, acredite, assim como não somos super-tudo. Queremos um parceiro, alguém com quem contar. Não que precisamos de um homem a qualquer custo, mas se abrimos a guarda para você é porque você é ou pode ser importante. Ao corrermos para você pedindo apoio, não é porque precisamos de um cavaleiro protetor, mas por você ser diferente, ocupar um lugar especial em nossas vidas. Chegamos sozinhas em qualquer lugar, mesmo que não haja nenhum conhecido nos esperando, então, tenha a certeza de que não precisamos de você. Queremos e desejamos a sua companhia, o que é totalmente diferente. Você não é uma necessidade, você é uma escolha, uma vontade, um desejo. Então, homem moderno, espero que ao ler essa carta, você compreenda um pouco mais sobre nós e entenda, finalmente, porque não desistimos de você.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eu em mim

Eu estive aqui ontem. Hoje, sou outra a surgir. Eu estive aqui há um mês. Hoje, não quis voltar a dormir. Eu estive lá há um ano. Voltei agora e eu não sou o mesmo lugar. Eu me apaixonei há quatorze meses. Hoje, sou outra e não amo. Eu amei profundamente há três anos. Hoje, lembro com um afeto intenso, mas é outro o coração que pulsa. Eu me namoro hoje. Há oito meses queria morrer. Não sou a mesma em mim, mas somos as mesmas em processo de mudança. A Claudia melancólica, a Claudia fechada, a Claudia vibrante, a Claudia sombria, a Claudia falante. A Claudia quieta. A Claudia poeta. A Claudia que é a água de um rio, o sopro do vento, a chama da vela e a floreira da orquídea. A Claudia que me habita e a quem amo muito. A desesperança e o desânimo são intangíveis e impermanentes.  Meu amor por mim é árvore, que cresce um pouco todos os dias. Sou eu em mim, na mudança do hoje e do amanhã.

Manual da TPM para homens

Caro Homem Moderno, você precisa de umas dicas para sobreviver à nossa TPM. Sabemos que, para você, é uma verdadeira odisseia passar seus dias e noites com uma mulher que oscila de humor e atitude ao menos uma vez por mês. A primeira delas é: tenha juízo e caia fora. Mantenha distância absoluta, ainda mais se você não for o tipo de cara que sabe lidar com diferenças. Já entendi que você ignorou meu primeiro conselho, então, não reclame. Deixou de lado o bom senso e permaneceu por perto de uma mulher em TPM. Apesar do meu aviso, resolveu ficar ali, cuidando e acariciando sua linda amostra do Apocalipse. Para que você consiga passar indefinidamente por esse período com o mínimo de danos, recomendarei algumas atitudes muito salutares (ao menos para você). Entenda o princípio  de tudo. Sofremos todos os meses um bombardeio hormonal a fim de ovularmos e, posteriormente, menstruar. Não é fácil a tempestade emocional de uma mulher, afora os eventuais desconfortos físicos, como cól

Meio ogra, inteira sua

Poderia me descrever de várias maneiras, exaltar minhas qualidades e fazer você acreditar que sou a Branca de Neve esperando pelo seu príncipe, o que não é verdade. Para começar, digo a você que sou meio ogra, grossa e desastrada, que ando avoadamente nas ruas e, algumas vezes, quase fui atropelada. Posso comentar, inclusive, sobre minhas TPMs ferozes e que não saberá se chorarei ou terei raiva de alguma situação. Mulher-Iceberg, tenho um coração que se derrete mas que também congela. Impulsiva quando o sangue ferve, quando resfria vem a calma e o arrependimento. Não pergunte o que sinto, perceba quem sou. Observe minhas janelas verdes e saberá cada nuance das minhas emoções e onde escondo os sentimentos, siga meus passos e descobrirá a caverna escura onde me escondo. Posso afirmar que gosto de gente, mas adoro ficar sozinha. Gosto de cuidar dos outros, mas preciso e muito que cuide de mim. Não uso biquíni, não viu à praia, não gosto de areia e não me bronzeio, embora, mo