Pular para o conteúdo principal

Carta ao homem moderno




Pois então, caro homem moderno, precisamos lhe esclarecer algumas atitudes nossas. E digo nossas porque assumi o posto de porta-voz da mulherada que faz parte da minha família do coração e acho que falo pelas mulheres da minha família de sangue também (exceto minha mãe). A sociedade nos cobrou muito sermos super-tudo e que ainda ganhássemos muito dinheiro e ficássemos jovens para sempre, que não menstruássemos (como se o símbolo máximo da nossa feminilidade fosse um nojo), que fossemos boas de cama, mesa e banho, enfim, tantos absurdos que levaria um dia lhe enumerando. Acho que você nunca pensou nisso, ao menos sob esse ponto de vista. E não avaliou como nossa vida tem sido uma sucessão de cobranças desde sempre, acho até que piorou com o feminismo e a ascensão da mulher ao mercado de trabalho. Não que eu seja contra as mudanças, como deve saber, na vida o que prepondera é a impermanência, mas acho que faltou equilíbrio e planejamento para essa revolução toda. 

E ficamos nós, mulheres e homens meio perdidos. Às mulheres ensinaram que homens não prestam, que relações são supérfluas, que precisamos ser fortes, mas que também devemos ser meigas, que precisamos ser magras e que os homens gostam das boazudas, que precisamos ser inteligentes, mas tanta inteligência assusta e não podemos demonstrar nosso conhecimento, que devemos ser prendadas, mas não podemos perder tempo cuidando da casa, veja só, quanta contradição nos enfiam na cabeça. E você, homem, por sua vez, está virado num animalzinho largado. Não sabe como fazer e vai sobrevivendo, aliás, nós também. Nos desejamos, homem e mulher, nos amamos mas é tanta cobrança, tanto palpite, tanta idéia pré-concebida, tanto zumzumzum que ficamos assim, distantes um do outro. Você, caro homem, antes deveria ser um provedor financeiro e não bater nem na mulher e nem nos filhos, só isso. O que você oferecesse a mais, seria lucro. 

De uma hora pra outra, veio todo esse discurso da modernidade e mudou tudo. Você homem, tem que ser um provedor afetivo também, precisa ser parceiro, ajudar nos afazeres domésticos, cuidar dos filhos e ser cheiroso e bom para sua esposa, mas sua mãe feminista não lhe ensinou assim. Ela dizia para as amigas prenderem as cabritas que seu bode estava solto, que você não precisava ajudar em casa e que tinha mais era que curtir a vida. A mesma mulher que lhe educou desse jeito reclamava do seu pai que não fazia nada em casa. Entendeu nosso dilema?

Pois é e sua mãe será a nossa sogra, veja só. A mesma que vai nos olhar torto e nos engolir, que vai nos achar esquisitas e meio liberadas. Se sua mãe é falecida, desculpe. Mas alguma mulher nesse mundo lhe enfiou merda na cabeça, fala sério. Para você estar assim, tão enlouquecido com nossas vozes ecoando em sua cabeça e não saber como agir, eu afirmo novamente, alguma mulher lhe enfiou merda na cabeça. A mesma mulher que se queixa da incompreensão masculina. Então, essa vida moderna virou uma barafunda de desencontros e ainda há homens que dizem admirar a mulher moderna, mas acham que somos um bibelô a ser protegido de tão frágil, como se não pudéssemos nos virar sozinhas. Somos frágeis sim, assim como você, mas não precisamos de um guarda-costas. Agora, se pedimos um abraço, é porque estamos carentes ou tristes ou o que seja, seu peito é nosso refúgio e seu coração um alento. 

Não queremos super-heróis, acredite, assim como não somos super-tudo. Queremos um parceiro, alguém com quem contar. Não que precisamos de um homem a qualquer custo, mas se abrimos a guarda para você é porque você é ou pode ser importante. Ao corrermos para você pedindo apoio, não é porque precisamos de um cavaleiro protetor, mas por você ser diferente, ocupar um lugar especial em nossas vidas. Chegamos sozinhas em qualquer lugar, mesmo que não haja nenhum conhecido nos esperando, então, tenha a certeza de que não precisamos de você. Queremos e desejamos a sua companhia, o que é totalmente diferente. Você não é uma necessidade, você é uma escolha, uma vontade, um desejo. Então, homem moderno, espero que ao ler essa carta, você compreenda um pouco mais sobre nós e entenda, finalmente, porque não desistimos de você.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Para você

Há muitas mulheres em mim, todas intensas, profundas e fora dos padrões. Minha multiplicidade me fez e faz ser uma rebelde, uma inconformada, uma questionadora. E, no momento em que escrevo essas sinceras linhas, me dei conta de que todas essas mulheres amam você, my burning love. Você que é por quem eu sempre procurei e não sabia, que é tudo que quero e não sabia. Você, só você teve as mais apaixonadas e verdadeiras declarações de amor, você que é o imperfeito mais certo para mim. Você, que teve meu tempo, meu medo, meu corpo, minha mente, minha alma. Você faz todas as músicas e poesias se encaixarem e, enfim, eu perceber a dimensão desse sentimento que tomou conta de mim. Aquela música da banda Queen, You are my best friend, por exemplo. Tinha a sensação de que quando associasse alguém a essa canção teria encontrado uma pessoa por quem valeria a pena derrubar meus muros. E, olha só, do nada, um dia, pensei em você e nessa música ao mesmo tempo. Sabe o por quê? Amore mio...

Dessas cartas de amor

Tento escrever sem parecer clichê ou piegas, mas as palavras que são tão fáceis de encontrar parecem fugir de mim. Talvez eu esteja envergonhada ou subitamente tímida, veja só. Mas você causa isso e muito mais em mim. Sei que pode ler meus escritos antigos e pensar que é mais um ou que sou volúvel, a verdade é que os outros foram o caminho, você sempre foi e é meu destino. Aliás, somos o destino um do outro. Você sabe. Sei que gostaria de não sentir o que sente e até ensaiou fugas, sei que está surpreso e confuso. Você não é perfeito e comete falhas, saiba que a perfeição está longe de mim. Então o aceito como é, meu amor enxerga seus defeitos e problemas e isso o faz humano. Hoje em dia, todos querem pessoas perfeitas, relações sem dificuldades, gente sem problemas, porém somos reais e carregamos uma bagagem de vida que nos deixa inseguros, orgulhosos, covardes, assustados. Essa é a vida, a vida possível. Em alguns momentos é pesada e rouba a espontaneidade, quero que a gen...

De onde vem os poemas

Fiquei anos sem escrever poesias ou textos porque faltou o ingrediente principal das minhas transpirações e inspirações: sentimento. Sim, clichê, não é? Justo eu, que sempre fiquei alguns graus fora do ângulo, cometo esses clichês e ou lugares comuns. Mesmo querendo fugir, tropeço nesse troço insondável chamado amor e suas implicações ora leves, ora duras e que tão lindamente me fazem sentir a vida correndo nas veias e deslizando para meus textos e poesias. Para minhas palavras atingirem fulminantemente o cérebro e os corações alheios primeiramente o meu cérebro e meu coração precisam estar flechados e perplexos com emoções indizíveis e mágicas. Sim, acredito na magia dos momentos e na poesia suave que pode ser criada a partir de um sentimento. Meu coração precisa ter um tanto de ideias e um tanto de pessoas dentro dele para que as emoções fluam e se transformem em poesias e textos. Para que eu flua e me transforme em poesia. Um equilíbrio de emoções que até podem parecer...