Pular para o conteúdo principal

Manual da TPM para homens





Caro Homem Moderno, você precisa de umas dicas para sobreviver à nossa TPM. Sabemos que, para você, é uma verdadeira odisseia passar seus dias e noites com uma mulher que oscila de humor e atitude ao menos uma vez por mês. A primeira delas é: tenha juízo e caia fora. Mantenha distância absoluta, ainda mais se você não for o tipo de cara que sabe lidar com diferenças. Já entendi que você ignorou meu primeiro conselho, então, não reclame. Deixou de lado o bom senso e permaneceu por perto de uma mulher em TPM. Apesar do meu aviso, resolveu ficar ali, cuidando e acariciando sua linda amostra do Apocalipse. Para que você consiga passar indefinidamente por esse período com o mínimo de danos, recomendarei algumas atitudes muito salutares (ao menos para você).

Entenda o princípio  de tudo. Sofremos todos os meses um bombardeio hormonal a fim de ovularmos e, posteriormente, menstruar. Não é fácil a tempestade emocional de uma mulher, afora os eventuais desconfortos físicos, como cólicas, enxaquecas, intestinos presos ou soltos, inchaços, algumas vezes apetite voraz e, quase sempre, crises de choro ou discussões sem aparente motivo. Tomar pílula anticoncepcional pode aliviar os sintomas físicos, mas emocionalmente é complicado. Nosso corpo é treinado e programado ancestralmente para essa oscilação. Podemos dar uma volta na natureza, mas enganá-lá é impossível. Então, ela sempre dribla nosso engôdo hormonal e dá suas caras, nos transformando em meio malucas, meio carentes totais. Você precisa entender que não é nada pessoal, não queremos matá-lo, trucidá-lo nem nada parecido. Hum, só um tantinho assim, coisa pouca. Se voar um copo ou algum objeto cortante em sua direção, não leve a sério. Nada contra você, mas como está por perto, será nossa vítima preferida. Então, decisões devem ser evitadas, implicâncias bobas, pedidos simples. Queremos distância de você, mas se sair de perto, sofrerá as conseqüências em chantagens emocionais, choros e acusações como "não me entende, nunca entendeu", "não me ama", "vai lá para sua mamãezinha", vai tomar cerveja com aquele bando de vagabundos que são os seus amigos" e outras pérolas do nosso mensal infortúnio. 

Sua mulher é louca o tempo todo? TPM não é, querido. Melhor fugir para algum lugar muito distante. Ou, então, você é um chato de galocha e inferniza tanto essa mulher que merece ser importunado. Mas uma vez por mês, ela vai oscilar. Pode ser que um mês seja a terceira guerra mundial e, noutro, ela fique mais calma, só um pouco emotiva, mas nada que você não consiga contornar. Tenha certeza de que não será em todos os meses que o Apocalipse chegará em sua casa, mas saiba de que ele virá. Estar emocionalmente preparado para isso e entender que você nos ama justamente por sermos mutantes, lindas, cheirosas e um tanto malucas, no bom sentido, sem excessos e nem exageros. Sua amostra do caos está com enxaqueca? Escureça o quarto, faça um carinho, fale baixo (ex-mulheres, ex-namoradas ou a sua mãe são assuntos proibidos). Prepare uma comida que ela goste, não a importune. Afinal, essa linda amostra do Apocalipse é aquela parceiraça que faz você rir, falar por horas a fio, ouvir canções lindas e lhe dá alguns dos melhores momentos da sua vida. Ela lhe faz viver, querido.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Amor xadrez

Em uma das várias conversas com amigas, hoje, ao telefone, comentei com uma delas, que é do núcleo duro da minha vida, que o amor virou um jogo de xadrez nesse mundo moderno. E SOU PÉSSIMA NO XADREZ. Dei risada na hora e pensei que é um ótimo tema para um texto. E me postei em frente ao computador para cuspir essas linhas, hehe. Vida dura de mulher solteira e que se banca num quesito muito mais fundamental do que apenas ter um contra-cheque: personalidade. Pagar uma conta várias pagam e até não são más pessoas, mas assumir suas opiniões e se postar perante a vida e o mundo com um sonoro DANE-SE, virando solenemente as costas para o que não está lhe servindo ou não agradou é para poucas. Não disfarço quando não gosto de alguma situação e não engulo um sapo-boi apenas para manter um homem ao meu lado a qualquer custo. Ou me ama e assume um compromisso afetivo comigo ou rua. Até dou chances, mas esses trouxas não entendem que não faço parte da decoração. Também não acredito em ...

As grandes amizades

Uma postagem minha, numa dessas tantas redes sociais, rendeu uma conversa inspiradora com uma amiga muito querida que tem a história de vida bem parecida com a minha, sobre como a amizade se dá mais pela ocasião do que por afeto. Que muita gente é egoísta, procura apenas quando vê necessidade ou quando está sozinha, isso sabemos, mas o comportamento de várias dessas amizades atinge o absurdo. Sabotar futuros relacionamentos, enciumar-se de alguma outra amiga, cobrar atenção quando quem sumiu foi a pessoa em questão, comparar-se, enfim, tantas atitudes sem motivos e sem noção que nem sei descrever. Gente que agradece aos amigos que tem, sentados em volta de uma mesa, num bar e bebendo muitas cervejas, isso é lindo. Quero ver esses mesmos "grandes" amigos procurar em casa, quando a pessoa está sozinha ou com algum problema. Lógico que não serão seus amigos, a finalidade é essa mesma, apenas diversão e banalidades. Há situações que acontecem na nossa vida que são um tap...