Pular para o conteúdo principal

Loucura, sombras e teias

O gênio, o crime e a loucura, provêm, por igual, de uma anormalidade; representam, de diferentes maneiras, uma inadaptabilidade ao meio.
Fernando Pessoa

A loucura é uma caverna. Na loucura é o isolamento da realidade ou a dificuldade em se relacionar com o mundo exterior que predomina, a dificuldade em aceitar ou lidar com as rotinas que nos são apresentadas que minam a capacidade de discernimento e interação com o meio. A loucura é como uma nuvem ou sombra que domina a mente humana, esvanece nossa vontade. Tenho refletido sobre as motivações da loucura, a causa desse tsunami que arrasta  um indivíduo para longe do mundo ou de si. Acredito que enlouquecer também é refugiar-se, esconder-se em algum lugar obscuro de sua mente para evitar esse fio da navalha que é a vida. Salvo alguns casos (acredito que poucos) em que há disfunções fisiológicas irreversíveis, talvez ceder à loucura seja uma fuga, um esconderijo. Uma caverna. Um lugar em que a resistência em se adaptar, amadurecer ou o quê for, induza uma pessoa a viver em um mundo próprio, auto-centrada.

Tenho a desconfiança de que todos nós, em algum momento crítico, imaginamos uma emoção ou sentimento fugindo ao controle, dominando os pensamentos, obcecando ou cegando para a realidade. Ou, então, quando vem ondas enormes de tormento nos levando maré adiante para longe de onde deveríamos estar. Sentir, em alguns momentos, que enlouquecer era eminente, que abstrair do mundo e isolar-se nessa caverna escura do inconsciente daria a segurança necessária, que o mundo interior bastaria e nele encontraria a verdade. Fuga, isolar-se em um mundo próprio é uma faceta do egoísmo em acreditar ser apenas a  própria vida a necessária. Mas viver é um risco, é caminhar nesse fio da navalha equilibrado-se bem ou mais ou menos. E o sofrimento é inevitável, acredito até que enlouquecer (em qualquer grau) é mais cortante. Isolar-se em si não fará o sofrimento desaparecer, é revivê-lo indefinidamente. Talvez o louco escolha o sofrimento apenas para ter atenção, manipular o mundo em sua volta. Mas, um dia, a flecha retorna.

Tudo isso porque lembrei de uma conversa que tive com uma amiga, sobre a mãe dela, uma depressiva, de como sua mãe se vitimizava e tudo a afetava. Comentei que, se observássemos bem, poderíamos nos arriscar a afirmar que uma pessoa que sofre de algum transtorno de personalidade ou humor é, em um grau maior do que a média, egocêntrica. Esperando que o mundo se adapte à ela e não ao contrário, a pessoa que tem alguma disfunção está isolando-se em uma caverna que conhece e espera (ou exige) que os outros se adaptem. É sofrido, mas as dores que a vida nos impõe, as escolhas, as atitudes que um ser humano saudável (não normal, a normalidade é relativa) tem, são difíceis para alguém assim. Enlouquecer seria como refugiar-se do mundo, isolar-se de tudo que nos fere, mas, também, do que nos alegra, motiva e purifica. O doente (ou louco) vive imerso em si e analisa a vida apenas sob sua ótica, quer, por força de ações ou pensamentos, atrair aos outros para reconhecer-se gente. Os obsessivos, por exemplo, tem dificuldades para reconhecer seus desejos e aspirações, então os depositam no Outro. Ou são submissos à vontade ou desejo do outro, ou são manipuladores, testam a todo momento seu poder sobre quem lhe rodeia. O louco poderia ser, talvez, alguém que não aprendeu a lidar com as frustrações e a impermanência e volatilidade da vida. A ele importa apenas seu desejo, chorar a morte dos pais por não ter a quem impor seu tormento e nem seus alvos principais.

Acredito que o suicida é alguém que está entre a sanidade e a loucura, duas vozes poderosas gritando em sua mente e que fazem a existência nesse mundo insuportável. Não é um ato de coragem ou covardia, apenas uma tentativa de não estar sempre no limiar de um e outro, não saber como agir. O suicida apenas não aguentaria mais seus dilemas e dar fim à sua vida é a maneira que considera mais prática. Alguém pode argumentar que não há nada de prático em dar fim à própria vida, que há outros caminhos. O suicida não vê saída, não enxerga caminho algum além da morte. Essa teia sutil em que nos envolvemos desde o berço é forte e transparente, o suicida sente-se enredado por ela de uma maneira tormentosa e não pretende ceder, então, morrer é a única opção. Entre e sanidade e a loucura, escolhe morrer. 

Mesmo que eu ou você viva emocionalmente saudável, em algum momento da nossa vida a loucura se apresenta através de outra pessoa. Não estamos livres dos desequilíbrios alheios, da loucura de alguém que não aceita ser a vida uma metamorfose e que é preciso seguir em frente. O louco vive preso ao tempo dele, inventa uma realidade que não existe, a distorce para justificar seus atos insanos e desmedidos. O louco é alguém que se prende ao passado ou a um mundo inexistente para viver e esquece que a vida é feita da realidade, boa ou má, são as escolhas de cada um que determinam o presente ou o futuro. Enlouquecer é se prender a um sofrimento eterno, enquanto os demais estão ali, vivendo, realizando. Por pior que seja a frustração, o medo, a agressão, viver ainda é melhor do que enlouquecer.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eu em mim

Eu estive aqui ontem. Hoje, sou outra a surgir. Eu estive aqui há um mês. Hoje, não quis voltar a dormir. Eu estive lá há um ano. Voltei agora e eu não sou o mesmo lugar. Eu me apaixonei há quatorze meses. Hoje, sou outra e não amo. Eu amei profundamente há três anos. Hoje, lembro com um afeto intenso, mas é outro o coração que pulsa. Eu me namoro hoje. Há oito meses queria morrer. Não sou a mesma em mim, mas somos as mesmas em processo de mudança. A Claudia melancólica, a Claudia fechada, a Claudia vibrante, a Claudia sombria, a Claudia falante. A Claudia quieta. A Claudia poeta. A Claudia que é a água de um rio, o sopro do vento, a chama da vela e a floreira da orquídea. A Claudia que me habita e a quem amo muito. A desesperança e o desânimo são intangíveis e impermanentes.  Meu amor por mim é árvore, que cresce um pouco todos os dias. Sou eu em mim, na mudança do hoje e do amanhã.

Manual da TPM para homens

Caro Homem Moderno, você precisa de umas dicas para sobreviver à nossa TPM. Sabemos que, para você, é uma verdadeira odisseia passar seus dias e noites com uma mulher que oscila de humor e atitude ao menos uma vez por mês. A primeira delas é: tenha juízo e caia fora. Mantenha distância absoluta, ainda mais se você não for o tipo de cara que sabe lidar com diferenças. Já entendi que você ignorou meu primeiro conselho, então, não reclame. Deixou de lado o bom senso e permaneceu por perto de uma mulher em TPM. Apesar do meu aviso, resolveu ficar ali, cuidando e acariciando sua linda amostra do Apocalipse. Para que você consiga passar indefinidamente por esse período com o mínimo de danos, recomendarei algumas atitudes muito salutares (ao menos para você). Entenda o princípio  de tudo. Sofremos todos os meses um bombardeio hormonal a fim de ovularmos e, posteriormente, menstruar. Não é fácil a tempestade emocional de uma mulher, afora os eventuais desconfortos físicos, como cól

Meio ogra, inteira sua

Poderia me descrever de várias maneiras, exaltar minhas qualidades e fazer você acreditar que sou a Branca de Neve esperando pelo seu príncipe, o que não é verdade. Para começar, digo a você que sou meio ogra, grossa e desastrada, que ando avoadamente nas ruas e, algumas vezes, quase fui atropelada. Posso comentar, inclusive, sobre minhas TPMs ferozes e que não saberá se chorarei ou terei raiva de alguma situação. Mulher-Iceberg, tenho um coração que se derrete mas que também congela. Impulsiva quando o sangue ferve, quando resfria vem a calma e o arrependimento. Não pergunte o que sinto, perceba quem sou. Observe minhas janelas verdes e saberá cada nuance das minhas emoções e onde escondo os sentimentos, siga meus passos e descobrirá a caverna escura onde me escondo. Posso afirmar que gosto de gente, mas adoro ficar sozinha. Gosto de cuidar dos outros, mas preciso e muito que cuide de mim. Não uso biquíni, não viu à praia, não gosto de areia e não me bronzeio, embora, mo