Pular para o conteúdo principal

A mulher do futuro


Faço terapia há alguns anos e faz algumas sessões que me pergunto porque minhas últimas e frustradas tentativas afetivas me fizeram cair fora. Entre uma sessão e outra, acabei percebendo que sempre estou alguns passos à frente deles, nessa questão afetiva. Atraio bofes legais, bonitos, inteligentes, sensíveis e que me olham de um jeito que não lembro quando alguém me olhou assim antes. E enrolados, confusos. Acho que é porque gosto de uma encrenca. Só pode. Gosto de ser instigada, de alguém com quem eu possa ser eu mesma sem medo de assustar, de passar recibo de arrogante ou metida, alguém que possa não concordar, mas que sempre terá um debate comigo. Mesmo assim, devo ter o reflexo de um dragão, porque eles se assustam do mesmo jeito. Francamente, acho que não sei lidar com os afetos, sou tão mandona e opinativa que espanto. O estagiário da minha irmã me chama de general. Devo ser.

Porque me sinto uma mulher do futuro? Na última tentativa, entendi o filme A Casa do Lago. Eu evoluí porque sei o que quero, não tenho mais um medo absurdo de que algum bofe bem do esperto e apaixonado faça de tudo para merecer ser amado por mim. E sou muito exigente. Não tenho mais medo de viver uma relação e nem de ficar sozinha, porque sei ser uma ótima companhia para mim. Esse tipo de confusão não existe mais na minha cabeça e percebi que uma relação não é uma prisão, apesar da única longa que eu tive me ter sufocado demais, mas era o cara errado e eu, uma louca que me meti naquela sabendo que não morria de amor. Já enfrentei um fim doloroso de um relação muito longa. E sobrevivi. Aprendi que o mundo não vai cair por que uma relação morreu e a gente ficou com medo de enterrar. E vai arrastando um defunto por anos, até ele feder tanto que nos afeta psicologicamente e fisicamente. Quando enterramos, dá um alívio, mas mesmo assim é difícil. Então, passei por alguns bocados nessa minha vida e cheguei até aqui sem muitos arranhões, com algumas marquinhas aqui e ali, mas é para a frente que se anda.

Por quê raios sempre estou passos à frente? Não é mais fácil tentar sintonizar, equalizar? Não posso ser tão difícil de lidar e poder de atração sei que tenho. Sei que como uma boa borboleta que sou, ruflei minhas asas e toquei algumas vidas, falta tocar o coração. Mas eu sei o que quero e não tenho mais paciência para esperar o tempo do outro. Para mim é tão lógico, tão nítido, mas para o bofe não. Daqui há alguns anos talvez ele chegue ao ponto em que me encontro. Daí, estarei adiante. Que inferno. E os três foram assim, um após o outro. Traumas de relações anteriores, medo do risco, medo da dragoa aqui. Acho que sou algo parecida com alguma patrola, ou retroescavadeira.

E nesses passos à frente em que me encontro, nos desperdiçamos todos. Eu, que nunca soube o que é namorar alguém por quem eu realmente estivesse apaixonada, que amasse, continuo sem saber. Eles perderam de ser mandados. Bom, não exatamente mandados. Perderam a ótima parceira que sei ser, com todos os meus azedumes e manias, sou boa ouvinte, boa amiga e dedicado nas tarefas entre lençóis. Tenho tanto amor em mim mas não há para quem dar. Há mais cantinhos empoeirados em meu coração do que aparento. Por favor, se alguém quiser descobrir, traga o espanador de pó. Não irá se arrepender. Claro que amo meus familiares e amigos, mas esse amor que falo está guardado. O que é uma pena. Perdemos todos.

O futuro não é um lugar ruim, creiam. Mas aqui precisamos assumir a responsabilidade por ser feliz, não há a quem culpar. Não há espaço para receio, medo de perder. Aqui é um lugar para quem assume suas fragilidades e se fez forte exatamente por isso. Sei como é estar na sua pele, homem do passado, já estive aí e senti o que sente. Já entrei em situações em que me vi sem saída, inventei mil desculpas para não romper, menti para mim e fingi acreditar na mentira que o outro contava, levei relação nas costas, dei muito mais do que recebi, tive sérios problemas familiares, deixei que minha sombra fosse minha guia por muitos anos, estive em todos esse lugares e situações. E cheguei aqui abrindo picada na confusão que era e ainda é um tanto a minha cabeça. 

Então, como na obra A Casa do Lago, deixo uma carta em alguma caixa de correspondência por aí, homem do passado. A mulher do futuro está lhe alertando. Não que eu seja a oitava maravilha do mundo, mas estou perto de ser, hehe. Se um dia você entrou em meus olhos e leu minha alma, ela é a mesma, mas talvez você precise mudar. Ou talvez nós dois precisaremos conversar e tentar ajustar nossos relógios. Estou mais do que disposta e não sou tão difícil de lidar quanto aparento, é tudo defesa, muralhas erguidas há anos que ainda não caíram de todo. Tente. Tentarei também, serei acessível. Dói saber que você pode ser atropelado e nunca saber como poderá despir suas máscaras e me deixar ver sua verdadeira face. E que você nunca saberá como é estar por inteiro com alguém que está inteira também. Beijo, homem do passado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eu em mim

Eu estive aqui ontem. Hoje, sou outra a surgir. Eu estive aqui há um mês. Hoje, não quis voltar a dormir. Eu estive lá há um ano. Voltei agora e eu não sou o mesmo lugar. Eu me apaixonei há quatorze meses. Hoje, sou outra e não amo. Eu amei profundamente há três anos. Hoje, lembro com um afeto intenso, mas é outro o coração que pulsa. Eu me namoro hoje. Há oito meses queria morrer. Não sou a mesma em mim, mas somos as mesmas em processo de mudança. A Claudia melancólica, a Claudia fechada, a Claudia vibrante, a Claudia sombria, a Claudia falante. A Claudia quieta. A Claudia poeta. A Claudia que é a água de um rio, o sopro do vento, a chama da vela e a floreira da orquídea. A Claudia que me habita e a quem amo muito. A desesperança e o desânimo são intangíveis e impermanentes.  Meu amor por mim é árvore, que cresce um pouco todos os dias. Sou eu em mim, na mudança do hoje e do amanhã.

Manual da TPM para homens

Caro Homem Moderno, você precisa de umas dicas para sobreviver à nossa TPM. Sabemos que, para você, é uma verdadeira odisseia passar seus dias e noites com uma mulher que oscila de humor e atitude ao menos uma vez por mês. A primeira delas é: tenha juízo e caia fora. Mantenha distância absoluta, ainda mais se você não for o tipo de cara que sabe lidar com diferenças. Já entendi que você ignorou meu primeiro conselho, então, não reclame. Deixou de lado o bom senso e permaneceu por perto de uma mulher em TPM. Apesar do meu aviso, resolveu ficar ali, cuidando e acariciando sua linda amostra do Apocalipse. Para que você consiga passar indefinidamente por esse período com o mínimo de danos, recomendarei algumas atitudes muito salutares (ao menos para você). Entenda o princípio  de tudo. Sofremos todos os meses um bombardeio hormonal a fim de ovularmos e, posteriormente, menstruar. Não é fácil a tempestade emocional de uma mulher, afora os eventuais desconfortos físicos, como cól

Meio ogra, inteira sua

Poderia me descrever de várias maneiras, exaltar minhas qualidades e fazer você acreditar que sou a Branca de Neve esperando pelo seu príncipe, o que não é verdade. Para começar, digo a você que sou meio ogra, grossa e desastrada, que ando avoadamente nas ruas e, algumas vezes, quase fui atropelada. Posso comentar, inclusive, sobre minhas TPMs ferozes e que não saberá se chorarei ou terei raiva de alguma situação. Mulher-Iceberg, tenho um coração que se derrete mas que também congela. Impulsiva quando o sangue ferve, quando resfria vem a calma e o arrependimento. Não pergunte o que sinto, perceba quem sou. Observe minhas janelas verdes e saberá cada nuance das minhas emoções e onde escondo os sentimentos, siga meus passos e descobrirá a caverna escura onde me escondo. Posso afirmar que gosto de gente, mas adoro ficar sozinha. Gosto de cuidar dos outros, mas preciso e muito que cuide de mim. Não uso biquíni, não viu à praia, não gosto de areia e não me bronzeio, embora, mo