Pular para o conteúdo principal

Ex que não vale nem a lembrança


O mundo capitalista atual é tão, mas tão maluco que inventou uma categoria de ex que nasceu obsoleta e moderna, ao mesmo tempo: o ex que não vale nem a lembrança. Obsoleta por ser carcomida pelo antiquado e onipresente machismo que trata as mulheres como pertences de um homem e moderna, porque o capitalismo ensina que o dinheiro vale. Se a mulher tem mais, o cara não quer perder a mordomia, se o bofe tem mais, não pretende perder o brinquedinho que tanto investiu. Enfim, a mulher não tem o direito de decidir se quer ou não continuar em uma relação. Escuto histórias absurdas sobre ex (e aqui incluo As ex também), dignas de contos fantásticos e surrealistas, mas que estão presentes na casa de sua amiga, vizinha, irmã, prima, tia, colega de trabalho. Ex que pretendem dominar a vida da ex-mulher, ex que são perseguidores tenazes, ex agressivos fisicamente, ex que perseguem os atuais relacionamentos, ex que fazem escândalos no trabalho, enfim, que tem uma ou todas essas atitudes. E todos são igualmente incapazes de lidar com a frustração, prepotentes e nunca foram bons parceiros (se fossem bons, elas não os largariam, não é?). Alguns tem o agravante de que os familiares estimulam esse comportamento, esquecem as mães e irmãs que elas mesmas podem ser vítimas dessas atitudes.

É uma chaga aberta na sociedade moderna o comportamento corrosivo que esses e essas ex adotam. Demonstra que as igualdades civis e relativas ao gênero são mero artigo de decoração em um mundo em que vale o que parece e não o que é. Aceitar o fim de uma relação e o fim ou a não existência de um amor é um fato que ato nenhum mudará, nem o assassinato ou agressão física, moral e sexual. Nada vai fazer com aquela pessoa volte, muito ao contrário, a afastará ainda mais do desgostoso com o fim da relação. O desgostoso (e um tanto quanto fora do ar, convenhamos) acredita que minando as tentativas daquela pessoa ser feliz, ela voltará para ele (a), afastando os pretendentes, vigiando seus passos, atacando sua integridade física e moral, enfim, atitudes e pensamentos que são agressivos inclusive ao agressor. E nada fará voltar essa pessoa que um dia se foi, a não ser, lógico, que ela esteja tão doente quanto o(a) ex. Esse não é o caso da maioria das pessoas que resolveram dar um fim a um relacionamento, mas vejo alguns homens e mulheres (por ego ou vaidade ou neurose, ainda não sei) recaírem e alimentar a sandice do(a) ex. É triste perceber que relacionamentos são mercadorias, as pessoas precisam vender a idéia de que tem e estão felizes com alguém, embora seja tudo fachada.

Pessoas e sentimentos são mercadoria e propriedade. Estão associados ao sucesso profissional ou sei lá qual neurose mais absurda a pessoa que não aceita o fim desencadeia. É como se fosse impossível alguém não amar ou não desejar mais o desgostoso, como se ele(ela) fosse imprescindível à vida do outro e, francamente, não é e nunca será. Imprescindível é comer, beber, viver, ninguém é insubstituível nesse mundo. Agredir não é solução, perseguir não é solução, vigiar os passos não é solução, a solução é ajuda psicológica e cair na real que a vida continua e continua para todos. As pessoas que agem assim têm dificuldade em aceitar a frustração, em aceitar que, enfim, nem tudo é como queremos e desejamos, ainda bem. Curtir uma fossa é legal, mas acredito que depois de no máximo dois meses é hora de se encher da situação e tocar em frente. Ser rejeitado dói? Dói muito, duvido alguém que não tenha passado por isso ou que não tenha saído de uma relação mesmo gostando muito da pessoa, mas a vida pede passagem. É ótimo perceber que sempre há uma esquina nos mostrando que vale a pena estar nesse mundo. 

É triste e tenho pena de gente assim, que não aceita os fins, que não enxerga a chance de um novo começo, uma nova atitude, de rever seus conceitos e aceitar os erros (que houveram e são muitos) e perceber a chance de se renovar, se reinventar. A vida é mais ampla e mais bonita que um pé na bunda, francamente. São os amigos, a família ou até o trabalho que podem nos mostrar novos caminhos. Quem sabe tentar um hobby, começar as aulas de dança, fazer um trabalho voluntário ou retomar os sonhos de adolescência? Realizar sempre, descobrir novos sentidos para a vida ou até dar uma boa olhada para aquela/aquele colega de trabalho, amiga(o) dos seus amigos, vizinha(o), sei lá, ser criativo(a), abrir seus olhos e realmente ENXERGAR que há um mundo além do cai-fora-da-minha-vida. É horrível escutar isso? É, mas pior é remoer um final que é e sempre será um final, atormentar a vida de uma pessoa que um dia já esteve ao lado não mudará a dor que o rejeitado sentiu. Mas a maneira com que ele(a) lida com a situação é que fará toda a diferença. E que essa diferença pode ser construtiva, em vez de perseguir e atormentar a vida de alguém que não quer mais saber de estar junto do desgostoso, que ele(a) tenha novos interesses, que use a energia de perseguir para atingir objetivos concretos, um melhor salário, uma viagem ou até um novo amor. Porque o fim de uma relação não significa o fim de tudo, amor-próprio é sempre muito melhor que amor nenhum.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eu em mim

Eu estive aqui ontem. Hoje, sou outra a surgir. Eu estive aqui há um mês. Hoje, não quis voltar a dormir. Eu estive lá há um ano. Voltei agora e eu não sou o mesmo lugar. Eu me apaixonei há quatorze meses. Hoje, sou outra e não amo. Eu amei profundamente há três anos. Hoje, lembro com um afeto intenso, mas é outro o coração que pulsa. Eu me namoro hoje. Há oito meses queria morrer. Não sou a mesma em mim, mas somos as mesmas em processo de mudança. A Claudia melancólica, a Claudia fechada, a Claudia vibrante, a Claudia sombria, a Claudia falante. A Claudia quieta. A Claudia poeta. A Claudia que é a água de um rio, o sopro do vento, a chama da vela e a floreira da orquídea. A Claudia que me habita e a quem amo muito. A desesperança e o desânimo são intangíveis e impermanentes.  Meu amor por mim é árvore, que cresce um pouco todos os dias. Sou eu em mim, na mudança do hoje e do amanhã.

Manual da TPM para homens

Caro Homem Moderno, você precisa de umas dicas para sobreviver à nossa TPM. Sabemos que, para você, é uma verdadeira odisseia passar seus dias e noites com uma mulher que oscila de humor e atitude ao menos uma vez por mês. A primeira delas é: tenha juízo e caia fora. Mantenha distância absoluta, ainda mais se você não for o tipo de cara que sabe lidar com diferenças. Já entendi que você ignorou meu primeiro conselho, então, não reclame. Deixou de lado o bom senso e permaneceu por perto de uma mulher em TPM. Apesar do meu aviso, resolveu ficar ali, cuidando e acariciando sua linda amostra do Apocalipse. Para que você consiga passar indefinidamente por esse período com o mínimo de danos, recomendarei algumas atitudes muito salutares (ao menos para você). Entenda o princípio  de tudo. Sofremos todos os meses um bombardeio hormonal a fim de ovularmos e, posteriormente, menstruar. Não é fácil a tempestade emocional de uma mulher, afora os eventuais desconfortos físicos, como cól

Meio ogra, inteira sua

Poderia me descrever de várias maneiras, exaltar minhas qualidades e fazer você acreditar que sou a Branca de Neve esperando pelo seu príncipe, o que não é verdade. Para começar, digo a você que sou meio ogra, grossa e desastrada, que ando avoadamente nas ruas e, algumas vezes, quase fui atropelada. Posso comentar, inclusive, sobre minhas TPMs ferozes e que não saberá se chorarei ou terei raiva de alguma situação. Mulher-Iceberg, tenho um coração que se derrete mas que também congela. Impulsiva quando o sangue ferve, quando resfria vem a calma e o arrependimento. Não pergunte o que sinto, perceba quem sou. Observe minhas janelas verdes e saberá cada nuance das minhas emoções e onde escondo os sentimentos, siga meus passos e descobrirá a caverna escura onde me escondo. Posso afirmar que gosto de gente, mas adoro ficar sozinha. Gosto de cuidar dos outros, mas preciso e muito que cuide de mim. Não uso biquíni, não viu à praia, não gosto de areia e não me bronzeio, embora, mo