Pular para o conteúdo principal

O conquistador de Padaria (ou Norman Bates)



É um sujeito todo certinho, mesmo que não aparente. Provavelmente, caminhe como se estivesse na eminência de defecar, embora não o seja. Abre a porta da padaria para você passar, cede o lugar na fila do caixa e sempre faz um elogiozinho besta. Você, de início, até responde, agradece, conversa com ele até a quarta ou quinta vez em que se encontram. É aquele tipo que sugere o pão mais fresco, o melhor amaciante e até abraça sua avó com carinho. Todo santo dia dá bom dia (ou boa tarde ou boa noite) no mesmo tom de voz, faz as mesmas perguntas e usa a camisa abotoada até o pescoço ou, então, de maneira que pareça estar enforcando. Parece tão certinho, tão engomadinho, tão, tão... Assustador (tipo o Norman Bates, lembram de Psicose?). A quinta ou sexta vez em que conversa com ele, começa a desconfiar de tanta solicitude, daquele tom monocórdio de voz, daquela Síndrome de Pollyana (a história de uma menina tão, mas tão boazinha que apanhava da vida e sorria), daquela educação toda. As perguntas repetitivas, o exagero de boa vontade dão na vista e você tem certeza de ou ter encontrado um container imenso ou, então, de que o cara tem um lado sinistro bem escondido, ao estilo daqueles filmes de terror com música de criancinha.

O passo seguinte que você dá é não corresponder ao sorriso do mala, responder suas repetitivas perguntas com monossílabos, ser irritante o tempo todo e nunca mais dar tchau pra ele. Mesmo assim, ignorando suas ligações ou mensagens, passando reto quando o vê, o cara não percebe que sobrou. Igual ao Galã de Rodoviária, outro tipinho padrão e chato, ele acredita ser impossível que você resista a tanta melosidade, tanto bom-mocismo. Diferente do Galão de Rodoviária, é que esse parece perigosamente louco, por nunca se tocar de que está incomodando, invadindo. Se você o trata mal, ele continua conversando com você, mesmo que seja um monólogo. O cúmulo do azar é se o cara descobre onde mora, daí, ferrou. Ele irá até sua casa para uma visita surpresa. Nunca nem pense em ir ao banheiro ou tomar banho enquanto o tipinho estiver por perto. Já pensou se o Norman Bates incorpora e o cara invade o banheiro de faca em punho? Eu, hein. 

Desconfio de que respeite mulheres acompanhadas, mas sei lá, o cara é muito sem noção. E não é excesso de auto-confiança, é falta de tudo. Deve ter convivido demais com a avó, provavelmente, até hoje passa talquinho e Hipoglos no bumbunzinho. Ou é o melhor amigo da mamãe, sabe que ela é uma das mulheres mais confiáveis do mundo. O rapaz é muito respeitador, desde que respeitem sua vontade. No fundo, é um mimado e acredita que o amor vence até sua repulsa por ele e um certo medinho  (o Norman Bates invadindo o banheiro). Alguns deles até são palatáveis por algum momento quando são instruídos e tem uma boa cultura geral. E só. Passou do assunto política e a fome no mundo, corta a cena e foge. Certamente, que em uma crise aguda de carência, você pode deixá-lo entrar em casa e conhecer seu quarto, dormir com você (tem que fazer sexo?) e até pensar em alguma relação. Afinal, tem todos os dentes, usa desodorante e é limpinho. CILADA!

Nem todos os Conquistadores de Padaria são prováveis Norman Bates, a maioria só é chato mesmo. Insuportavelmente chato e não se toca, mas se você evitar por uns vinte anos a padaria que ele frequenta, pode ser que o cara perceba que sobrou. Bloquear ele nas redes virtuais, deixar no vácuo e qualquer outra atitude fará com que o tipinho pense que deu bug em seu computador, sei lá, algum vírus invadiu. Jamais passará pela cabeça oca desse cara que você o classifica como intragável, mala, container, chato-mor. Ele será insistente, descobrirá o telefone da sua vizinha e ligará para saber se está bem, não foi atropelada ou outra tragédia qualquer. O cara não entende que você não quer nada com ele, apenas foi educada. E somente educada. O aconselhável, nesses casos, é falar que é um eunuco e resolveu usar roupas femininas. Pensando bem , péssima desculpa. Melhor mesmo nem mostrar os dentes, afirmar NÃO O TOLERO, SEU MALA e se mandar do lugar. Ou usar o pó de Pirlimpimpim nele e o despachar para a Terra do Nunca. Pobre Fada Sininho.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eu em mim

Eu estive aqui ontem. Hoje, sou outra a surgir. Eu estive aqui há um mês. Hoje, não quis voltar a dormir. Eu estive lá há um ano. Voltei agora e eu não sou o mesmo lugar. Eu me apaixonei há quatorze meses. Hoje, sou outra e não amo. Eu amei profundamente há três anos. Hoje, lembro com um afeto intenso, mas é outro o coração que pulsa. Eu me namoro hoje. Há oito meses queria morrer. Não sou a mesma em mim, mas somos as mesmas em processo de mudança. A Claudia melancólica, a Claudia fechada, a Claudia vibrante, a Claudia sombria, a Claudia falante. A Claudia quieta. A Claudia poeta. A Claudia que é a água de um rio, o sopro do vento, a chama da vela e a floreira da orquídea. A Claudia que me habita e a quem amo muito. A desesperança e o desânimo são intangíveis e impermanentes.  Meu amor por mim é árvore, que cresce um pouco todos os dias. Sou eu em mim, na mudança do hoje e do amanhã.

Manual da TPM para homens

Caro Homem Moderno, você precisa de umas dicas para sobreviver à nossa TPM. Sabemos que, para você, é uma verdadeira odisseia passar seus dias e noites com uma mulher que oscila de humor e atitude ao menos uma vez por mês. A primeira delas é: tenha juízo e caia fora. Mantenha distância absoluta, ainda mais se você não for o tipo de cara que sabe lidar com diferenças. Já entendi que você ignorou meu primeiro conselho, então, não reclame. Deixou de lado o bom senso e permaneceu por perto de uma mulher em TPM. Apesar do meu aviso, resolveu ficar ali, cuidando e acariciando sua linda amostra do Apocalipse. Para que você consiga passar indefinidamente por esse período com o mínimo de danos, recomendarei algumas atitudes muito salutares (ao menos para você). Entenda o princípio  de tudo. Sofremos todos os meses um bombardeio hormonal a fim de ovularmos e, posteriormente, menstruar. Não é fácil a tempestade emocional de uma mulher, afora os eventuais desconfortos físicos, como cól

Meio ogra, inteira sua

Poderia me descrever de várias maneiras, exaltar minhas qualidades e fazer você acreditar que sou a Branca de Neve esperando pelo seu príncipe, o que não é verdade. Para começar, digo a você que sou meio ogra, grossa e desastrada, que ando avoadamente nas ruas e, algumas vezes, quase fui atropelada. Posso comentar, inclusive, sobre minhas TPMs ferozes e que não saberá se chorarei ou terei raiva de alguma situação. Mulher-Iceberg, tenho um coração que se derrete mas que também congela. Impulsiva quando o sangue ferve, quando resfria vem a calma e o arrependimento. Não pergunte o que sinto, perceba quem sou. Observe minhas janelas verdes e saberá cada nuance das minhas emoções e onde escondo os sentimentos, siga meus passos e descobrirá a caverna escura onde me escondo. Posso afirmar que gosto de gente, mas adoro ficar sozinha. Gosto de cuidar dos outros, mas preciso e muito que cuide de mim. Não uso biquíni, não viu à praia, não gosto de areia e não me bronzeio, embora, mo