Pular para o conteúdo principal

A difícil arte de se relacionar a dois





Esqueça as borboletas no estômago, as ufanias, a insensatez e a loucura. Esqueça conto de fadas, afinal, nem você é uma princesa e nem ele será um príncipe. Esse não é um reino e a magia nada mais é do que viver a realidade plenamente, sem esquecer da poesia de estar vivo. Mas amar é bagunçar, sim, de uma maneira diferente de atormentar e desconstruir, é uma revisão de como você sempre viveu. Amar é crescer. Amar é olhar para si, mas perceber o outro. Talvez, por isso, em princípios de relações, uma pessoa se sinta tão perdida, tão em dúvidas. Absolutamente insegura e sem saber como agir. Amar, talvez, seja como renascer. Essa pode ser a explicação por nos sentirmos tão atordoados e até um tanto infantis quando os primeiros acordes de uma canção inaudível aos outros mortais ecoe em nosso coração.

Cada início é meio torturante, atire a primeira pedra quem nunca agiu como um maluco nessa fase (mesmo que jamais admita ou o tenha feito escondido). Somos quase que completos imbecis e sequer percebemos que o outro é uma incógnita e é esse o barato de construir uma relação: cada descoberta acrescenta, fortalece. Mesmo os defeitos fazem de alguém um ser especial, diferenciado. Acredito que as imperfeições são essenciais para o afeto surgir e se fortalecer e para que conheçamos realmente com quem trocamos nossos fluídos e nossas ideias. Obviamente, quando o outro não quer amadurecer e viver a relação de maneira plena e leve, quando as imperfeições são gritantes demais para que as qualidades surjam, é melhor cair fora, mas esse é assunto de outros textos que escrevi e escreverei. 

Ficamos infantis e perdidos quando principiamos os caminhos do afeto. Nos transformamos em alguém até um tanto irracional, sim, eu também o faço. Essa conversa de quem quer, procura, quem sente, o demonstra é blábláblá religioso e determinista. Já me relacionei com homens que me bajulavam, mas não estavam realmente envolvidos e me relacionei com outros que estavam envolvidos, mas se assustaram (assumo, TALVEZ eu seja um pouquinho difícil). Gostar realmente de alguém é se sentir vulnerável, de alguma maneira, estamos perdidos em um terreno inexplorado. Se a outra pessoa não está na mesma sintonia, os riscos são grandes. Mas sedutores e imperdíveis, confesse.

Essa equação do afeto requer o uso ponderado da razão, tarefa bem complicada nesse caso. Precisamos refletir sobre quem é o outro, que a maneira dele reagir é diferente da sua. Entender que também pode estar inseguro e sem saber o que fazer, um ser humano é diferente do outro, tem suas experiências, medos e bagagem de vida; é alguém que conhecemos e desconhecemos ao mesmo tempo. É de deixar qualquer um perdido. Mesmo a pessoa mais segura de si e certa do que quer e de quem quer pode ficar meio fora do ar. Gostar de alguém é, realmente, uma confusão no princípio.

Tenho a teoria de que é mais fácil esperar o pior porque ser infeliz é mais fácil, temos a quem culpar. Iniciar uma nova relação, principalmente se o objetivo é formar uma parceria duradoura, nos deixa burros por um tempo, tenho a sensação de que o cérebro desliga. Nada que justifique insanidades, lógico, mas que saímos do ar por algum tempo, que a mente fica entorpecida, é bem real. Aquele nosso mundinho confiável e seguro, onde vivemos hermeticamente fechados, é ameaçado por alguém que faz algo indefinível acontecer com você, aquela intuição (se você a usa, lógico) de que ali está uma pessoa única e especial. Aprendi com a vida e tenho a crença firme de que se seu coração vira uma bola de fogo quando você pensa ou está perto da pessoa, se vocês se olham profundamente e enxergam a alma um do outro em algum momento, ali está a chance de acontecer algo que vale a pena. Portanto, faça valer e deixe de bobagens. A vida é única, se permita, a recompensa pela entrega sincera é muito maior do que uma eventual perda. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eu em mim

Eu estive aqui ontem. Hoje, sou outra a surgir. Eu estive aqui há um mês. Hoje, não quis voltar a dormir. Eu estive lá há um ano. Voltei agora e eu não sou o mesmo lugar. Eu me apaixonei há quatorze meses. Hoje, sou outra e não amo. Eu amei profundamente há três anos. Hoje, lembro com um afeto intenso, mas é outro o coração que pulsa. Eu me namoro hoje. Há oito meses queria morrer. Não sou a mesma em mim, mas somos as mesmas em processo de mudança. A Claudia melancólica, a Claudia fechada, a Claudia vibrante, a Claudia sombria, a Claudia falante. A Claudia quieta. A Claudia poeta. A Claudia que é a água de um rio, o sopro do vento, a chama da vela e a floreira da orquídea. A Claudia que me habita e a quem amo muito. A desesperança e o desânimo são intangíveis e impermanentes.  Meu amor por mim é árvore, que cresce um pouco todos os dias. Sou eu em mim, na mudança do hoje e do amanhã.

Manual da TPM para homens

Caro Homem Moderno, você precisa de umas dicas para sobreviver à nossa TPM. Sabemos que, para você, é uma verdadeira odisseia passar seus dias e noites com uma mulher que oscila de humor e atitude ao menos uma vez por mês. A primeira delas é: tenha juízo e caia fora. Mantenha distância absoluta, ainda mais se você não for o tipo de cara que sabe lidar com diferenças. Já entendi que você ignorou meu primeiro conselho, então, não reclame. Deixou de lado o bom senso e permaneceu por perto de uma mulher em TPM. Apesar do meu aviso, resolveu ficar ali, cuidando e acariciando sua linda amostra do Apocalipse. Para que você consiga passar indefinidamente por esse período com o mínimo de danos, recomendarei algumas atitudes muito salutares (ao menos para você). Entenda o princípio  de tudo. Sofremos todos os meses um bombardeio hormonal a fim de ovularmos e, posteriormente, menstruar. Não é fácil a tempestade emocional de uma mulher, afora os eventuais desconfortos físicos, como cól

Meio ogra, inteira sua

Poderia me descrever de várias maneiras, exaltar minhas qualidades e fazer você acreditar que sou a Branca de Neve esperando pelo seu príncipe, o que não é verdade. Para começar, digo a você que sou meio ogra, grossa e desastrada, que ando avoadamente nas ruas e, algumas vezes, quase fui atropelada. Posso comentar, inclusive, sobre minhas TPMs ferozes e que não saberá se chorarei ou terei raiva de alguma situação. Mulher-Iceberg, tenho um coração que se derrete mas que também congela. Impulsiva quando o sangue ferve, quando resfria vem a calma e o arrependimento. Não pergunte o que sinto, perceba quem sou. Observe minhas janelas verdes e saberá cada nuance das minhas emoções e onde escondo os sentimentos, siga meus passos e descobrirá a caverna escura onde me escondo. Posso afirmar que gosto de gente, mas adoro ficar sozinha. Gosto de cuidar dos outros, mas preciso e muito que cuide de mim. Não uso biquíni, não viu à praia, não gosto de areia e não me bronzeio, embora, mo