Pular para o conteúdo principal

Manifesto sobre a teimosia



Nasci sob os desígnios do signo de Touro, ascendente em Capricórnio; apenas (ou talvez) por isso sou adjetivada de "teimosa". Nesse pensamento, minha sentença como pessoa "teimosa" é proferida quase com satisfação e todos os meus pensamentos, as opiniões e atitudes entram nessa sentença. Sabe, você que está lendo, teimosamente, esse texto: tenho mandado essas criaturas enfiar algo em seu orifício recôndito e obstruído pela escuridão, mesmo que mentalmente. É ridículo como gente que não revê atitudes, comete o mesmo erro ano após ano, relação após relação e escolha após escolha, alcunha a mim como "teimosa". Óbvio que tenho algumas teimosias, mas daí a classificar toda uma pessoa por um ou dois posicionamentos é exagero. O pior, gente que bate o pé apenas porquê a atitude ou idéia é sua, que aponta o erro do outro e não faz mea culpa assumindo o seu. É preciso ter paciência com essa gente. Aviso desde já que paciência é artigo raro em mim. Mas aceito pensar a respeito.

Reflito sobre isso desde uns acontecimentos recentes, onde uma amiga entrou em crise com o namorado, por ter, sabiamente, torrado a paciência dele com seus recorrentes ataques. O incrível é que seu comportamento é reincidente, relação após relação, afirmando que ela é assim e o outro é quem deve saber lidar com ela. Ou é do meu jeito ou de jeito nenhum nada tem a ver com teimosia, sou assim e pronto é uma atitude muito adulta e sábia. Aprenda você a me compreender e me desobrigue do contrário. Ceda você, entenda a mim. E isso não é teimosia, imagina. Os que revêem seu comportamento, que exercitam a autocrítica, como eu, é que são teimosos. Os que acreditam em ceder aqui e ali para conviver com alguém ou conhecer melhor o outro é que teimam. Os que não criam caso, que procuram evoluir, são teimosos. Os que se desprendem de convicções, que tentam ver o mundo com outros olhos é que são teimosos, os que fogem do determinismo religioso cristão / espírita / judaico / astrológico são teimosos. Quem busca aprimoramento emocional é teimoso, quem quer encontrar um jeito mútuo de conviver é teimoso. Que tempos, amigo, que tempos os que vivemos.

Definir alguém por um signo, cor de pele, religião, sexo, orientação sexual e etecetera é tosco, desculpe a objetividade. Sou muito mais do que meu signo e tudo o mais, uma pessoa que tem bagagem e história que dizem muito sobre mim. Alguém que é consciente dos seus erros e está sempre em busca de mudar, compreende o princípio da impermanência e se sabe mutante e aprendiz de viver. Criticar e criticar quem tem coragem de se assumir e dar a cara a tapas é fácil, mas repensar a vida e atitudes está fora de cogitação. Apontar o dedo para quem tem opiniões e procura ser fiel aos seus sentimentos, sem jogos ou máscaras, é fácil. Mas vestir a própria pele e encarar suas sombras, seus monstros e amadurecer dolorosamente, procurando caminhos alternativos, sequer é imaginado. O curioso é que o teimoso sofre duplamente, por si e pelo outro, aquele ingrato, que não o compreende, afinal, quem teima sempre se cobre de razões (muitas delas falecem ao primeiro questionamento).

Minha amiga teima, como várias e várias outras pessoas que conheço, em perceber que a mudança de atitudes e pensamentos caiu de madura. Pede para o parceiro entender que ela é assim. Que tal, hein? No entanto, se afirmo que sou assim, com neuroses e tudo, me aconselha “desse jeito acabará sozinha”. Quando um tem o “seu jeito” de ser, penso que tenho o meu. Se duas pessoas fincam o pé no “ah, sou assim e pronto” um encontro afetivo é descartado por duas pessoas que não arredam pé de suas teimosas ideias. Sequer percebem que a outra pessoa não tem a obrigação de aceitar e pode reagir de maneiras impensadas, inclusive abandonando o barco. Se cada um de nós tem um momento, cabe aos dois encontrar um ponto de equilíbrio, uma convivência sadia, tentando que o outro compreenda. Quando um está em um processo difícil, é o momento de, momentaneamente, deixar de lado suas demandas e apoiar o(a) parceiro (a).


Desde meus vinte e poucos anos percebi que “ou me aceita assim ou nada” é burrice. Acreditar que há apenas uma maneira de se conduzir, agir e pensar é envelhecer prematuramente. E quem escreve esse texto já esteve presa à convicções, mas, corajosamente, tem as abandonado e tentado ser alguém melhor. Contemplar a vida e absorver as lições que ela nos dá é maturidade, é plenitude de pensamentos. É um processo doloroso, exige olhar bem no fundo de sua alma, mas compensa e muito. Portanto, que os teimosos, como eu, que sabem ser necessário procurar outros lados para avaliar nossas atitudes, que entendem haver outros personagens em nossa vida que desejam aprender sobre nós, sejam a maioria, num futuro breve. Que nossa teimosia em mudar e rever conceitos e convicções seja a tônica da vida. E que eu me mantenha, teimosamente, mutante e aprendiz de viver.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eu em mim

Eu estive aqui ontem. Hoje, sou outra a surgir. Eu estive aqui há um mês. Hoje, não quis voltar a dormir. Eu estive lá há um ano. Voltei agora e eu não sou o mesmo lugar. Eu me apaixonei há quatorze meses. Hoje, sou outra e não amo. Eu amei profundamente há três anos. Hoje, lembro com um afeto intenso, mas é outro o coração que pulsa. Eu me namoro hoje. Há oito meses queria morrer. Não sou a mesma em mim, mas somos as mesmas em processo de mudança. A Claudia melancólica, a Claudia fechada, a Claudia vibrante, a Claudia sombria, a Claudia falante. A Claudia quieta. A Claudia poeta. A Claudia que é a água de um rio, o sopro do vento, a chama da vela e a floreira da orquídea. A Claudia que me habita e a quem amo muito. A desesperança e o desânimo são intangíveis e impermanentes.  Meu amor por mim é árvore, que cresce um pouco todos os dias. Sou eu em mim, na mudança do hoje e do amanhã.

Manual da TPM para homens

Caro Homem Moderno, você precisa de umas dicas para sobreviver à nossa TPM. Sabemos que, para você, é uma verdadeira odisseia passar seus dias e noites com uma mulher que oscila de humor e atitude ao menos uma vez por mês. A primeira delas é: tenha juízo e caia fora. Mantenha distância absoluta, ainda mais se você não for o tipo de cara que sabe lidar com diferenças. Já entendi que você ignorou meu primeiro conselho, então, não reclame. Deixou de lado o bom senso e permaneceu por perto de uma mulher em TPM. Apesar do meu aviso, resolveu ficar ali, cuidando e acariciando sua linda amostra do Apocalipse. Para que você consiga passar indefinidamente por esse período com o mínimo de danos, recomendarei algumas atitudes muito salutares (ao menos para você). Entenda o princípio  de tudo. Sofremos todos os meses um bombardeio hormonal a fim de ovularmos e, posteriormente, menstruar. Não é fácil a tempestade emocional de uma mulher, afora os eventuais desconfortos físicos, como cól

Meio ogra, inteira sua

Poderia me descrever de várias maneiras, exaltar minhas qualidades e fazer você acreditar que sou a Branca de Neve esperando pelo seu príncipe, o que não é verdade. Para começar, digo a você que sou meio ogra, grossa e desastrada, que ando avoadamente nas ruas e, algumas vezes, quase fui atropelada. Posso comentar, inclusive, sobre minhas TPMs ferozes e que não saberá se chorarei ou terei raiva de alguma situação. Mulher-Iceberg, tenho um coração que se derrete mas que também congela. Impulsiva quando o sangue ferve, quando resfria vem a calma e o arrependimento. Não pergunte o que sinto, perceba quem sou. Observe minhas janelas verdes e saberá cada nuance das minhas emoções e onde escondo os sentimentos, siga meus passos e descobrirá a caverna escura onde me escondo. Posso afirmar que gosto de gente, mas adoro ficar sozinha. Gosto de cuidar dos outros, mas preciso e muito que cuide de mim. Não uso biquíni, não viu à praia, não gosto de areia e não me bronzeio, embora, mo