Pular para o conteúdo principal

Funkalização



Esse meu texto vem de uma inquietação não só minha: a super exploração da mulher objeto-gostosona-bombada-siliconada-e-quase-pelada como sinônimo de "poderosa". E da cafonice, breguice e superficialidade. E dos homens que se acreditam plenos e absolutos por estar forrando os bolsos com canções rasteiras, rasas e fúteis.  O mundo diz que não é machista, se disfarça de moderno e liberal, faz discursos de igualdade feminina, divisão de tarefas e muitos outros assuntos, mas glorifica a mulher que não faz escolhas emocionais e responsáveis, que age como um pedaço de carne pendurado em um açougue, que usa o sexo como arma e vê as outras mulheres como rivais e "invejosas". Seus parceiros são pessoas de gosto e canções duvidosas, mas cheios de pretensão. Sim, elas podem ser um produto e cantoras de funk; sim, os rappers ou os funqueiros comerciais nos expõem como gado em suas letras perniciosas ou vulgares. Se são produtos é por haver quem rode essas canções em festas, pague para assistir seus shows e que encontre diversão e sentido em ver uma mulher como um corpo (muitas vezes de beleza questionável) e não como uma pessoa. O preocupante é que a funqueira também se coloca como objeto e canta "Prepara que o show das poderosas vai começar". Cadê poder nisso? Onde está o poder de quem rebola uma bunda em um palco, se degrada em letras e acha lindo ser uma imagem, uma casca de digestão rápida?

Conheço vários exemplos de mulheres poderosas, guerreiras e sensuais que não são só lindas, mais do que corpos, são mentes. Mulheres inteiras, que rebatem todos os dias as dificuldades da vida, que lidam com doenças, com problemas, dificuldades de toda a ordem e se equilibram no salto, no ônibus e na vida. Que carregam um chinelinho no carro para dirigir melhor, que se preocupam com as notas dos filhos na escola, com a doença dos pais, com as agruras da vida amorosa, que bebem chopp com as amigas, que vão ao cinema, que abastecem a geladeira e, ainda assim, estão deitadas com seu pijama de malha na cama e conversam sobre o dia com seus maridos ou namorados ou ao telefone com alguma amiga. Poderosa é a mulher que compra um par de sapatos e um presentinho para sua mãe, que baba por um bebê e chora silenciosamente por não poder resolver a mazelas do mundo. Poderosa é a mulher que não transa porque usa o sexo como arma, que se entrega à vida com emoção, compra vários cosméticos anti-rugas, que pode ir à academia, mas sabe que não é só seu corpo que tem valor. Poderosa é a mulher que possui um cérebro e sabe fazer dele o seu charme, seu diferencial.

O poder da mulher não está no quanto seus seios são turbinados, sua bunda é gigante ou suas coxas adquirem a forma de obeliscos. Essa funkalização serve apenas aos interesses vendáveis de uma elite tosca, que antigamente se arvorava leituras e gostos sofisticados, mas agora desce baixo ao nível do chão em seus saltos Jimmi Choo, Loubotin e vestidos D&G, Dior, B.O.B ou afins, abana suas bolsas Louis Vuitton sem aprimoramento, sem classe (que não está no dinheiro, vem da educação e do respeito, coisa que essa gente ainda não tem, assim como os "funkalizados"). Elas e eles descem até ao chão, mas não cumprimentam seus porteiros ou demais empregados, desvalorizam os trabalhadores que os auxiliam pagando salários pífios enquanto esbanjam futilidade e brilhos Brasil e mundo afora. Caiu meu queixo quando o rapper, até então por mim respeitado, Emicida disponibilizou sua nova canção "trepadeira". Pior disso é que somos nós mulheres que nos colocamos nessa situação, direta ou indiretamente, prestigiando essa categoria artística que envergonha o velho e suingado funk de Jorge Ben Jor. 

Quando à valorização do corpo e da exagerada sexualidade for explorada, em detrimento das várias e inúmeras qualidades que uma mulher tem, a sensibilidade em um homem for denegrida e a cara de mau com expressão de-bebê-babando-o babador-vendo-a-mamadeira olhando uma mulher valorizada, o mundo em que acredito estará um tanto fora do eixo. Vulgaridade, banalidade da violência, inclusive da violência contra a mulher, mesmo que seja verbal, do assédio declarado em letras e danças, etecétera, só diminuem a eficácia de leis como a lei Maria da Penha. O respeito ao nosso direito de escolha e decisão, a valorização do trabalho feminino, inclusive em casa, a participação efetiva dos homens nas atividades da casa e várias outras demandas que há anos são queixas recorrentes das mulheres continuarão sendo deixadas de lado porque a sociedade e você repercutem, compram e proliferam isso. Se, antigamente, Amélia era mulher de verdade, agora os tempos são outros. Amélia se formou, trabalha e só aos 35 anos decidiu dar uma chance ao namorado, casar, não sabe se terá filhos porque ainda quer estudar muito e viajar romanticamente ao Egito, para ver de perto as Pirâmides. Amélia deixa as louças para a máquina e o fogão para o marido. Beijo, mulher-objeto, mulher-coisa. Não pertenço ao seu mundo, nem as mulheres que conheço.


publicado originalmente em http://aenergy.com.br/coluna_completa.php?idColuna=76

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eu em mim

Eu estive aqui ontem. Hoje, sou outra a surgir. Eu estive aqui há um mês. Hoje, não quis voltar a dormir. Eu estive lá há um ano. Voltei agora e eu não sou o mesmo lugar. Eu me apaixonei há quatorze meses. Hoje, sou outra e não amo. Eu amei profundamente há três anos. Hoje, lembro com um afeto intenso, mas é outro o coração que pulsa. Eu me namoro hoje. Há oito meses queria morrer. Não sou a mesma em mim, mas somos as mesmas em processo de mudança. A Claudia melancólica, a Claudia fechada, a Claudia vibrante, a Claudia sombria, a Claudia falante. A Claudia quieta. A Claudia poeta. A Claudia que é a água de um rio, o sopro do vento, a chama da vela e a floreira da orquídea. A Claudia que me habita e a quem amo muito. A desesperança e o desânimo são intangíveis e impermanentes.  Meu amor por mim é árvore, que cresce um pouco todos os dias. Sou eu em mim, na mudança do hoje e do amanhã.

Manual da TPM para homens

Caro Homem Moderno, você precisa de umas dicas para sobreviver à nossa TPM. Sabemos que, para você, é uma verdadeira odisseia passar seus dias e noites com uma mulher que oscila de humor e atitude ao menos uma vez por mês. A primeira delas é: tenha juízo e caia fora. Mantenha distância absoluta, ainda mais se você não for o tipo de cara que sabe lidar com diferenças. Já entendi que você ignorou meu primeiro conselho, então, não reclame. Deixou de lado o bom senso e permaneceu por perto de uma mulher em TPM. Apesar do meu aviso, resolveu ficar ali, cuidando e acariciando sua linda amostra do Apocalipse. Para que você consiga passar indefinidamente por esse período com o mínimo de danos, recomendarei algumas atitudes muito salutares (ao menos para você). Entenda o princípio  de tudo. Sofremos todos os meses um bombardeio hormonal a fim de ovularmos e, posteriormente, menstruar. Não é fácil a tempestade emocional de uma mulher, afora os eventuais desconfortos físicos, como cól

Meio ogra, inteira sua

Poderia me descrever de várias maneiras, exaltar minhas qualidades e fazer você acreditar que sou a Branca de Neve esperando pelo seu príncipe, o que não é verdade. Para começar, digo a você que sou meio ogra, grossa e desastrada, que ando avoadamente nas ruas e, algumas vezes, quase fui atropelada. Posso comentar, inclusive, sobre minhas TPMs ferozes e que não saberá se chorarei ou terei raiva de alguma situação. Mulher-Iceberg, tenho um coração que se derrete mas que também congela. Impulsiva quando o sangue ferve, quando resfria vem a calma e o arrependimento. Não pergunte o que sinto, perceba quem sou. Observe minhas janelas verdes e saberá cada nuance das minhas emoções e onde escondo os sentimentos, siga meus passos e descobrirá a caverna escura onde me escondo. Posso afirmar que gosto de gente, mas adoro ficar sozinha. Gosto de cuidar dos outros, mas preciso e muito que cuide de mim. Não uso biquíni, não viu à praia, não gosto de areia e não me bronzeio, embora, mo