Pular para o conteúdo principal

A revolução sem atitude - desabafo de uma mulher negra e anônima



"Na pauta dos revolucionários são pontos a causa dos negros, a luta contra o racismo, a briga pelas cotas como direito a reparação pela escravidão, a luta contra os estereótipos de beleza e a valorização da beleza negra, os cabelos afros, os black powers; e que só ser considerada bonita se for loira de olhos azuis ou morena com cabelos lisos é um preconceito. É sabido que muitos homens se relacionam com negras e, tempos depois, ficam noivos e casam com as brancas, ou brancas e magras, como que para ser aceita como mulher e mãe de seus filhos tenha que ser assim. Mesmo não sendo magra, deve ser branca, mas sobre esse fato não vejo muita gente comentando e merece muita reflexão, principalmente por parte dos que se dizem revolucionários. De qualquer forma, o que se fala não é o que realmente importa. O que importa é o que se faz.
Negras se casam? Sim! Com outros negros e com brancos também. Por isso existem as mulatas. Mas o que isso tem a ver com os que se dizem revolucionários? Simplesmente os revolucionários, que pregam tudo isso, que criticam, que ficam gritando nos nossos ouvidos, namoram exatamente aquelas com estereotipo europeu. “Ah! Mas o cara se apaixonou?” Por favor! Me poupem! O Brasil é um país com maioria negra, mas eles se apaixonam só pelas brancas? Estou falando dos revolucionários brancos, tá gente?
Eu não quero saber o que pensa a elite sobre isso, nem o que os boçais pensam sobre isso. Desses eu não espero uma reflexão coerente, não espero uma auto crítica. Eu quero a reflexão e a auto crítica do revolucionário branco, que convive com negras lindas , guerreiras, inteligentes, mas só se apaixona pelas brancas que se parecem com as da capa das revistas e tem o estereótipo europeu. Era exatamente assim na época da escravidão. O Senhor se apaixonava pela beleza da escrava, achava ela atraente, mas casava com a branca. Ah! Esse nem vou criticar. Escravocratas eram assim , da mesma forma como a elite é. Um branco da elite hoje em dia namora e casa com negras? Claro! Mas na maioria das vezes, a regra mesmo, é que ela seja famosa ou famosinha, modelo também pode ser.
Sabe o que eu queria? Ver os camaradas pararem de fazer discurso hipócrita. Para convencer, colocar em prática a ideologia é melhor do que qualquer discurso. “Ah! Mas você não está generalizando?” Não! Estou não! Conheço (e conheço muitos mesmo) que se dizem humanistas e revolucionários mas na vida real são exatamente como a elite e como os boçais que eles mesmos criticam. Em toda regra existe uma exceção, então, vão aparecer vários mostrando suas namoradas e esposas negras, mas a maioria dos revolucionários brancos se casam com brancas. “Ah! Mas me apaixonei!” Claro! Elas são o estereótipo que a sociedade até hoje acredita ser o aceitável e você faz parte dessa sociedade hipócrita e m muitas coisas ainda pensa como ela apesar de querer parecer ser tão diferente. Motivo pelo qual podemos ver tantas negras namorando e casando com os gringos. “Ah! Mas tem muito gringo racista!”
Tem um monte mesmo! Aliás, uma maioria. A diferença é que eles não são hipócritas, eles se assumem racistas e o texto está falando exatamente de hipocrisia, mais do que de racismo. Os gringos que não são racistas conseguem ver beleza na mulher negra, a exterior e a interior, assumem essas mulheres como esposa e mãe de seus filhos. Demorei muito pra escrever sobre isso porque tem um ar de recalque, né? Mas não é. É apenas a constatação de uma realidade. Viajem pelo mundo e vejam mulheres negras sendo amadas por negros e brancos em todos os lugares, onde, inclusive, elas são uma minoria, como na Europa. Tá ficando feio ver o discurso do revolucionário hipócrita que fica postando no Facebook que levanta a bandeira da negritude, mas desfila com uma branca, com cabelos lisos e pesando 49 kg pq é modelo ou atriz.
“Ah! Como vc teve coragem de falar todas essas coisas? Você está julgando as pessoas!” Não! Não! Isso foi constatação . E olha que não estou falando por mim, primeiro pq nunca não ando por aí me apaixonando por revolucionários. Me apaixonei, uma vez , por uma anarquista e que me assumiu mesmo tendo uma família racista. Já fui casada, e ele é loiro, mas a questão é que ele não era revolucionário, sabe? Ele era (ainda é) capitalista. Sabe o que significa racismo introjetado, velado? Então! Isso é intolerável, mas é ainda mais tosco quando vem de alguém que fica levantando bandeiras pra se promover, pra dizer que “ideologia, eu quero uma pra viver!”.  
Bem, sintam-se ofendidos os que vestiram a carapuça . Aos demais , que levantam a bandeira da humanismo que tem relação direta com o amor, deixo minhas saudações humanistas. Seria bom mesmo que uma revolucionária branca tivesse escrito esse texto. “Ah! não né?! Tinha que ser uma mulata, afro descendente mesmo, pq o olhar é outro, a percepção é outra”. Seja humanista, seja contra o racismo, seja a favor do amor em todas as suas formas, mas não seja hipócrita. A hipocrisia é uma das coisas mais abomináveis da face da terra. Lembrando, mais uma vez, que esse texto é dedicado aos que se dizem revolucionários. Se você assim não se apresenta, ou se é um boçal, não precisa se sentir ofendido, pq de você eu não espero nada além da ignorância. Mas do revolucionário eu espero atitudes . Sem a prática o discurso é vazio e não convence ninguém além dos idiotas."

Comentários

  1. Ah, a Revolução não se anuncia, babe, ela se faz. Esses que se intitulam revolucionários, dificilmente o são. E a Revolução é uma roda que deve girar sempre. Não deve ser só troca de poder...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada.

Postagens mais visitadas deste blog

Eu em mim

Eu estive aqui ontem. Hoje, sou outra a surgir. Eu estive aqui há um mês. Hoje, não quis voltar a dormir. Eu estive lá há um ano. Voltei agora e eu não sou o mesmo lugar. Eu me apaixonei há quatorze meses. Hoje, sou outra e não amo. Eu amei profundamente há três anos. Hoje, lembro com um afeto intenso, mas é outro o coração que pulsa. Eu me namoro hoje. Há oito meses queria morrer. Não sou a mesma em mim, mas somos as mesmas em processo de mudança. A Claudia melancólica, a Claudia fechada, a Claudia vibrante, a Claudia sombria, a Claudia falante. A Claudia quieta. A Claudia poeta. A Claudia que é a água de um rio, o sopro do vento, a chama da vela e a floreira da orquídea. A Claudia que me habita e a quem amo muito. A desesperança e o desânimo são intangíveis e impermanentes.  Meu amor por mim é árvore, que cresce um pouco todos os dias. Sou eu em mim, na mudança do hoje e do amanhã.

Manual da TPM para homens

Caro Homem Moderno, você precisa de umas dicas para sobreviver à nossa TPM. Sabemos que, para você, é uma verdadeira odisseia passar seus dias e noites com uma mulher que oscila de humor e atitude ao menos uma vez por mês. A primeira delas é: tenha juízo e caia fora. Mantenha distância absoluta, ainda mais se você não for o tipo de cara que sabe lidar com diferenças. Já entendi que você ignorou meu primeiro conselho, então, não reclame. Deixou de lado o bom senso e permaneceu por perto de uma mulher em TPM. Apesar do meu aviso, resolveu ficar ali, cuidando e acariciando sua linda amostra do Apocalipse. Para que você consiga passar indefinidamente por esse período com o mínimo de danos, recomendarei algumas atitudes muito salutares (ao menos para você). Entenda o princípio  de tudo. Sofremos todos os meses um bombardeio hormonal a fim de ovularmos e, posteriormente, menstruar. Não é fácil a tempestade emocional de uma mulher, afora os eventuais desconfortos físicos, como cól

Meio ogra, inteira sua

Poderia me descrever de várias maneiras, exaltar minhas qualidades e fazer você acreditar que sou a Branca de Neve esperando pelo seu príncipe, o que não é verdade. Para começar, digo a você que sou meio ogra, grossa e desastrada, que ando avoadamente nas ruas e, algumas vezes, quase fui atropelada. Posso comentar, inclusive, sobre minhas TPMs ferozes e que não saberá se chorarei ou terei raiva de alguma situação. Mulher-Iceberg, tenho um coração que se derrete mas que também congela. Impulsiva quando o sangue ferve, quando resfria vem a calma e o arrependimento. Não pergunte o que sinto, perceba quem sou. Observe minhas janelas verdes e saberá cada nuance das minhas emoções e onde escondo os sentimentos, siga meus passos e descobrirá a caverna escura onde me escondo. Posso afirmar que gosto de gente, mas adoro ficar sozinha. Gosto de cuidar dos outros, mas preciso e muito que cuide de mim. Não uso biquíni, não viu à praia, não gosto de areia e não me bronzeio, embora, mo