Pular para o conteúdo principal

Equilíbrio



Ela desligou seu coração. Tantas vezes tentou ser ela, se envolver, sentir. E nada. Desistiu do envolvimento, agora era pura carne. Vestiu seu lado predadora e foi assim que decidiu viver, daquele dia em diante. Ela se sente em suspenso, num limbo, mera observadora de sua vida. Nada sente, ninguém abala, remexe ou modifica as batidas de seu coração. Nenhuma ligação ou mensagem a esperar, nenhum toque no interfone, campainha ou o que for. Seu cérebro ansioso CID 10 - F41.1 se transformava em um redemoinho de pensamentos quando seu coração descompassava. É doentio e masoquista ter afeto por alguém, a deixava com pensamentos recorrentes, ideias fixas, dor. Pensando bem, nem relacionamento meramente sexual. Seu mundo fechado e isolado dos outros era confortável. Doente, mas confortável em seu silêncio repleto de barulho, em suas sombras.

Filmes e seriados eram melhores companhias do que a presença de um homem. Preferia assim desde sempre, apenas mais jovem não tinha tanta segurança, o que é confuso ser segura e estar num dos períodos mais doentes e depressivos de sua vida. Estava tentando reprogramar seus pensamentos para não sofrer tanto. Deu-se conta de que a ansiedade a consumia, de que seu padrão de pensamentos não era saudável. De que precisava, antes de ter alguém, ter a si por completo, estar inteira. Sentia-se aos pedaços, não reconhecia essa mulher frágil e desmotivada. Onde estava aquela pessoa cheia de vida, de sonhos e projetos? Onde estava aquela mulher divertida e com vontade de viver? 

Gostava de escrever, gostaria de publicar um livro solo com seus textos e poesias, mas cadê a vontade? Parecia viver entre paredões que a sufocavam, a anulavam. Percebia uma falta de propósito em sua vida, em suas decisões. Envolvimentos, acreditava, a afastariam ainda mais da busca pelo equilíbrio. Equilíbrio. Equilíbrio... Equilíbrio, equilibrando, equilibrante, equilibrada. Precisava de um, mesmo que tênue. Sentir que havia um caminho a seguir, algo que a fizesse viver com vontade, com sede. Era faminta, em outros tempos. Talvez o relacionamento abusivo que teve anos atrás misturado com seus problemas familiares tenha sido o estopim. Na verdade, foram os dois juntos que detonaram sua vida. Tinha que tentar se refazer.

Rememorando, percebeu que seu ex havia roubado muito de sua energia, aquele vampiro mimado. Sua família a consumiu outro tanto. Hoje, quem era ela? Nada. Percebia-se despersonalizada, sei lá. Envolver-se com alguém poderia levar algum pedaço restante dela, algum pilar de sua sanidade. Tinha medo de enlouquecer, de fazer bobagem. Sabia que se cometesse um ato extremo magoaria pessoas queridas, mas poderia ser a única maneira. Lia e ouvia que o amor salvava, mas esse fulano amor é um desconhecido. As raízes de seu estado eram o desamparo e o desamor. Quanto a isso, ela era impotente para mudar.

Tinha que aprumar, reerguer-se. Devia isso a mulher que ela foi e a mulher que desejava ser. Devia isso ao amor-próprio, a um passado cheio de sonhos, a mulher que acreditava ser mágico viver, que via poesias em momentos bonitos da vida, a mulher que via magia em um beijo profundo e intenso. Talvez, a retomada da escrita, quem sabe? Reler seus textos e poesias antigos, relembrar de quem foi, das palavras boas que havia dito às amizades, às atitudes boas que teve na vida. Recordar de como podia ser criativa e loquaz, de sua personalidade ardente e faminta por viver. Equilíbrio, talvez seja esse o relacionamento que precisava ter. E com ela mesma.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eu em mim

Eu estive aqui ontem. Hoje, sou outra a surgir. Eu estive aqui há um mês. Hoje, não quis voltar a dormir. Eu estive lá há um ano. Voltei agora e eu não sou o mesmo lugar. Eu me apaixonei há quatorze meses. Hoje, sou outra e não amo. Eu amei profundamente há três anos. Hoje, lembro com um afeto intenso, mas é outro o coração que pulsa. Eu me namoro hoje. Há oito meses queria morrer. Não sou a mesma em mim, mas somos as mesmas em processo de mudança. A Claudia melancólica, a Claudia fechada, a Claudia vibrante, a Claudia sombria, a Claudia falante. A Claudia quieta. A Claudia poeta. A Claudia que é a água de um rio, o sopro do vento, a chama da vela e a floreira da orquídea. A Claudia que me habita e a quem amo muito. A desesperança e o desânimo são intangíveis e impermanentes.  Meu amor por mim é árvore, que cresce um pouco todos os dias. Sou eu em mim, na mudança do hoje e do amanhã.

Manual da TPM para homens

Caro Homem Moderno, você precisa de umas dicas para sobreviver à nossa TPM. Sabemos que, para você, é uma verdadeira odisseia passar seus dias e noites com uma mulher que oscila de humor e atitude ao menos uma vez por mês. A primeira delas é: tenha juízo e caia fora. Mantenha distância absoluta, ainda mais se você não for o tipo de cara que sabe lidar com diferenças. Já entendi que você ignorou meu primeiro conselho, então, não reclame. Deixou de lado o bom senso e permaneceu por perto de uma mulher em TPM. Apesar do meu aviso, resolveu ficar ali, cuidando e acariciando sua linda amostra do Apocalipse. Para que você consiga passar indefinidamente por esse período com o mínimo de danos, recomendarei algumas atitudes muito salutares (ao menos para você). Entenda o princípio  de tudo. Sofremos todos os meses um bombardeio hormonal a fim de ovularmos e, posteriormente, menstruar. Não é fácil a tempestade emocional de uma mulher, afora os eventuais desconfortos físicos, como cól

Meio ogra, inteira sua

Poderia me descrever de várias maneiras, exaltar minhas qualidades e fazer você acreditar que sou a Branca de Neve esperando pelo seu príncipe, o que não é verdade. Para começar, digo a você que sou meio ogra, grossa e desastrada, que ando avoadamente nas ruas e, algumas vezes, quase fui atropelada. Posso comentar, inclusive, sobre minhas TPMs ferozes e que não saberá se chorarei ou terei raiva de alguma situação. Mulher-Iceberg, tenho um coração que se derrete mas que também congela. Impulsiva quando o sangue ferve, quando resfria vem a calma e o arrependimento. Não pergunte o que sinto, perceba quem sou. Observe minhas janelas verdes e saberá cada nuance das minhas emoções e onde escondo os sentimentos, siga meus passos e descobrirá a caverna escura onde me escondo. Posso afirmar que gosto de gente, mas adoro ficar sozinha. Gosto de cuidar dos outros, mas preciso e muito que cuide de mim. Não uso biquíni, não viu à praia, não gosto de areia e não me bronzeio, embora, mo