Pular para o conteúdo principal

Os lados opostos de quem não está junto



A era da informação, a era da comunicação, a era em que o passado denominava futuro e se preparava para, com fortes exercícios de imaginação, antecipar o que vivemos. Apenas não se previu as consequências funestas de um mundo onde não sabemos o nome do vizinho, mas seguimos ou adicionamos absolutos estranhos nas redes sociais. Sabemos o que um parente distante está almoçando, mal prestamos atenção em nossa própria comida. Declaramos afeição virtualmente, mas não abraçamos nossos pais. Uma relação só existe se está marcada nas redes com mudança de status de relacionamento e declarações de amor, mas mal sabemos o que nosso parceiro realmente pensa ou sente. Não abraçamos a quem amamos, mas mandamos abraços aos amigos, tudo virtualmente. O amor (e a vida) nunca foi tão volátil e nebuloso.

A irritação que isso me causa (graças que outras inúmeras pessoas partilham o mesmo sentimento) é enorme. É uma chatice não ouvir a voz de uma pessoa, tão impessoal e absurdo, parece até que não existe ou não acontece a comunicação. Ainda prefiro ouvir a voz e trocar uma ideia in loco do que as truncadas conversas via bate-papo. O raciocínio não se completa, dissipa. A expressão "amor líquido" é por demais propícia, Bauman acertou ao descrever nossa sociedade. Se conhece, conversa e ama pelas redes virtuais. A era do exibicionismo, das aparências, da profundidade de um pires; a era em que se importar com alguém é demais. A era em que um abraço é esquecido. A era em que viver se dissolve. Existimos se estamos conectados através do computador, conectar-se pessoalmente é raro.

É errado se revoltar com isso? Eu me revolto, tão fácil ser virtual, muito difícil se apresentar realmente para alguém. Amizades podem começar pelas redes, mas o que as mantém é a troca real de afeto. Relações iniciam, andam e terminam pelas redes. Rapidamente, somos substituídos. Pessoas carentes adicionam alguém indiscriminadamente, algumas até são comprometidas, mais fácil a aproximação virtual, o sexo imaginário do que a real e nem sempre perfeita, mas geralmente ótima, troca de experiências reais, de ouvir o som da risada in loco, de estar realmente perto e próximo. Enxergar é mais do que simplesmente ver, tocar é mais do que um exercício da libido. Curtir todo e qualquer post na tentativa de chamar a atenção (eu curto várias postagens de páginas, mas pessoas eu boicoto, na maioria das vezes, hehehe), chamar para o bate-papo, conversar besteiras ou algo sério, tudo em nome de atenção, qualquer que seja.

O mundo é tão cercado de medo, que as relações construídas virtualmente são seguras. Não há riscos, emocionalmente. Você se expõe, mas pensa que é relativo. Seu coração está ali, guardado em algum lugar em que nem lembra, mas tecla sobre ele nos murais, nos comentários, em tudo. Sei, também faço isso, a diferença é que escrevo textos, alguns dedicados a alguém, outros inspirados por conversas ou observações. Confesso que não tenho muita paciência para teclar e teclar, um momento começo a me irritar e mais e mais arrumo uma desculpa curta e até grossa para cortar o assunto. Minha vontade de pele, voz e calor humano é imensa.

Obviamente, bem aproveitadas, as redes sociais tem seu valor. As conversas por vídeo podem aproximar casais e parentes que estão longe, ligações telefônicas e mensagens de voz ajudam um pouco. O lado oposto da virtualidade é que, conhecer alguém por esses meios, pode ser uma cilada. Dificilmente a pessoa mostra quem realmente é ou não percebemos detalhes importantes. Há os carentes profissionais, que atiram a rodo seus dardos na expectativa de alguém lhes dar atenção, há os aproveitadores, os predadores sexuais, pessoas carentes, problemáticas e com ingredientes obscuros que é preciso observar bem para captar. De qualquer maneira, são pessoas nebulosas e que, em circunstâncias normais, provavelmente manteríamos distância.

Talvez seja essa a Matrix, um lugar virtual e ilusório onde todos coexistem, mas não vivem, traçam personalidades, gostos e perfis aos quais não são exatos. Onde criamos a vida que queremos, com fotos bonitas e cuidadosamente escolhidas, com amores montados, com farsas vividas. Não estamos mais próximos, nem juntos e nem mais felizes. Não somos mais amados ou compreendidos, somos julgados e julgamos, somos esquecidos e esquecemos. Essa pluralidade virtual tem um lado bom, óbvio, entretanto, percebo que poucos o exploram. Fiz uma grande amiga virtual, é minha amiga ao ponto de perceber quando estou bem ou mal. Tenho acesso a periódicos que não são comuns na minha cidade, mas pesquisei sobre eles e os encontrei. Descobri uma vocação adormecida, li sobre assuntos diversos, tive acesso a livros e filmes. Fiz companhia a amigas que estavam solitárias e tive companhia também. Separar o joio do trigo se faz necessário, mas urgente mesmo é repensar esse grande teatro de costumes que é cada rede social. 

Por isso, é importante repensar nosso papel nesse mundo em que vivemos, onde tudo é facilmente substituído e a vida não é contemplada e realmente vivida. Sentimentos são superficiais, assim como as pessoas. Um homem pode conversar com você e ser acessível e afetivo ao mesmo tempo em que o é com outra e vice-versa. Sua namorada pode declarar amor nas redes, mas fazer sexo virtual com estranhos ou até com seu melhor amigo. É preciso com urgência haver um posicionamento pessoal meu, seu, nosso sobre tudo isso. Esse é o lado oposto de quem não está junto nem real, nem virtualmente. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eu em mim

Eu estive aqui ontem. Hoje, sou outra a surgir. Eu estive aqui há um mês. Hoje, não quis voltar a dormir. Eu estive lá há um ano. Voltei agora e eu não sou o mesmo lugar. Eu me apaixonei há quatorze meses. Hoje, sou outra e não amo. Eu amei profundamente há três anos. Hoje, lembro com um afeto intenso, mas é outro o coração que pulsa. Eu me namoro hoje. Há oito meses queria morrer. Não sou a mesma em mim, mas somos as mesmas em processo de mudança. A Claudia melancólica, a Claudia fechada, a Claudia vibrante, a Claudia sombria, a Claudia falante. A Claudia quieta. A Claudia poeta. A Claudia que é a água de um rio, o sopro do vento, a chama da vela e a floreira da orquídea. A Claudia que me habita e a quem amo muito. A desesperança e o desânimo são intangíveis e impermanentes.  Meu amor por mim é árvore, que cresce um pouco todos os dias. Sou eu em mim, na mudança do hoje e do amanhã.

Manual da TPM para homens

Caro Homem Moderno, você precisa de umas dicas para sobreviver à nossa TPM. Sabemos que, para você, é uma verdadeira odisseia passar seus dias e noites com uma mulher que oscila de humor e atitude ao menos uma vez por mês. A primeira delas é: tenha juízo e caia fora. Mantenha distância absoluta, ainda mais se você não for o tipo de cara que sabe lidar com diferenças. Já entendi que você ignorou meu primeiro conselho, então, não reclame. Deixou de lado o bom senso e permaneceu por perto de uma mulher em TPM. Apesar do meu aviso, resolveu ficar ali, cuidando e acariciando sua linda amostra do Apocalipse. Para que você consiga passar indefinidamente por esse período com o mínimo de danos, recomendarei algumas atitudes muito salutares (ao menos para você). Entenda o princípio  de tudo. Sofremos todos os meses um bombardeio hormonal a fim de ovularmos e, posteriormente, menstruar. Não é fácil a tempestade emocional de uma mulher, afora os eventuais desconfortos físicos, como cól

Meio ogra, inteira sua

Poderia me descrever de várias maneiras, exaltar minhas qualidades e fazer você acreditar que sou a Branca de Neve esperando pelo seu príncipe, o que não é verdade. Para começar, digo a você que sou meio ogra, grossa e desastrada, que ando avoadamente nas ruas e, algumas vezes, quase fui atropelada. Posso comentar, inclusive, sobre minhas TPMs ferozes e que não saberá se chorarei ou terei raiva de alguma situação. Mulher-Iceberg, tenho um coração que se derrete mas que também congela. Impulsiva quando o sangue ferve, quando resfria vem a calma e o arrependimento. Não pergunte o que sinto, perceba quem sou. Observe minhas janelas verdes e saberá cada nuance das minhas emoções e onde escondo os sentimentos, siga meus passos e descobrirá a caverna escura onde me escondo. Posso afirmar que gosto de gente, mas adoro ficar sozinha. Gosto de cuidar dos outros, mas preciso e muito que cuide de mim. Não uso biquíni, não viu à praia, não gosto de areia e não me bronzeio, embora, mo